POESIA, LEITURA E LUDISMO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26097 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "POESIA, LEITURA E LUDISMO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este artigo integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Humanas e Exatas. Procuramos promover ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir de carências diagnosticadas nas instituições colaboradoras. Como na escola em que trabalhamos existiam, segundo a professora supervisora, alguns alunos que, apesar de estarem alfabetizados, ainda não eram letrados, optamos por dar um atendimento especial a esses alunos com vistas a melhorar o nível de letramento deles. Para tanto, desenvolvemos ações em torno da leitura de poesias voltadas ao público infantil. Com isso, pretendíamos também desenvolver o gosto pela leitura literária. No presente trabalho, deter-nos-emos em apresentar e refletir acerca de tais ações. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em práticas de leitura e de escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, sabor em aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar as expectativas de leitura de alunos que, segundo a professora supervisora e eles mesmos, eram avessos a ler, além disso, ajudamos a desenvolver, um pouco, suas habilidades de escrita, o que possibilitou uma melhora no desenvolvimento das práticas letradas nas turmas em que atuamos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ATIVIDADES LÚDICAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID894_21072016174451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ROSELÍ" "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26097 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "POESIA, LEITURA E LUDISMO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este artigo integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Humanas e Exatas. Procuramos promover ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir de carências diagnosticadas nas instituições colaboradoras. Como na escola em que trabalhamos existiam, segundo a professora supervisora, alguns alunos que, apesar de estarem alfabetizados, ainda não eram letrados, optamos por dar um atendimento especial a esses alunos com vistas a melhorar o nível de letramento deles. Para tanto, desenvolvemos ações em torno da leitura de poesias voltadas ao público infantil. Com isso, pretendíamos também desenvolver o gosto pela leitura literária. No presente trabalho, deter-nos-emos em apresentar e refletir acerca de tais ações. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em práticas de leitura e de escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, sabor em aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar as expectativas de leitura de alunos que, segundo a professora supervisora e eles mesmos, eram avessos a ler, além disso, ajudamos a desenvolver, um pouco, suas habilidades de escrita, o que possibilitou uma melhora no desenvolvimento das práticas letradas nas turmas em que atuamos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ATIVIDADES LÚDICAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID894_21072016174451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ROSELÍ" "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }