O ROMANTISMO E GONÇALVES DIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISES E REFLEXÕES
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26077 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 504 "titulo" => "O ROMANTISMO E GONÇALVES DIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISES E REFLEXÕES" "resumo" => "A abordagem da poesia no ensino médio é frequentemente mediada e orientada pelo livro didático, que, desde muito tempo, é um grande suporte no processo de ensino/aprendizagem para professores e alunos. Tamanha é a importância que se é atribuída a ele que muitos docentes o utilizam como único, ou pelo menos principal, material didático de auxílio. No ensino de Literatura não é diferente, o Livro Didático é muito utilizado, mas há muitas críticas e preocupações no que se refere à utilização desse recurso didático, pois tais livros apresentam respostas prontas para seus alunos e conteúdos limitados que não contemplam toda a riqueza literária existente. Pensando no ensino da poesia e de formação de leitores literários, percebemos que sua abordagem é relegada a exemplificação de estéticas literárias e de produção de autores consagrados, deixando em segundo plano ou nem se atendando para os aspectos composicionais deste gênero literário. Buscando refletir acerca destas inquietações, tomamos como objetivo conhecer e refletir sobre como o LDP aborda o romantismo e o autor Gonçalves Dias, bem como suas obras. Para tanto, nosso estudo apresenta dois momentos, o primeiro de cunho bibliográfico em que refletimos sobre Romantismo e Livro Didático de Literatura, em que tomamos como base reflexões teóricas de Pinheiro (2006) e Bosi (2006); no segundo momento faremos uma pesquisa de cunho analítico e comparativo, uma vez que analisaremos dois livros didáticos, da segunda série do Ensino Médio. Em nossas considerações finais, pretendemos refletir sobre tudo o que discorreremos no decorrer deste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, ROMANTISMO, LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID504_25072016173727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANNA ISSA ARRUDA PESSOA" "autor_nome_curto" => "TATIANNA" "autor_email" => "tatianna.apessoa@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26077 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 504 "titulo" => "O ROMANTISMO E GONÇALVES DIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISES E REFLEXÕES" "resumo" => "A abordagem da poesia no ensino médio é frequentemente mediada e orientada pelo livro didático, que, desde muito tempo, é um grande suporte no processo de ensino/aprendizagem para professores e alunos. Tamanha é a importância que se é atribuída a ele que muitos docentes o utilizam como único, ou pelo menos principal, material didático de auxílio. No ensino de Literatura não é diferente, o Livro Didático é muito utilizado, mas há muitas críticas e preocupações no que se refere à utilização desse recurso didático, pois tais livros apresentam respostas prontas para seus alunos e conteúdos limitados que não contemplam toda a riqueza literária existente. Pensando no ensino da poesia e de formação de leitores literários, percebemos que sua abordagem é relegada a exemplificação de estéticas literárias e de produção de autores consagrados, deixando em segundo plano ou nem se atendando para os aspectos composicionais deste gênero literário. Buscando refletir acerca destas inquietações, tomamos como objetivo conhecer e refletir sobre como o LDP aborda o romantismo e o autor Gonçalves Dias, bem como suas obras. Para tanto, nosso estudo apresenta dois momentos, o primeiro de cunho bibliográfico em que refletimos sobre Romantismo e Livro Didático de Literatura, em que tomamos como base reflexões teóricas de Pinheiro (2006) e Bosi (2006); no segundo momento faremos uma pesquisa de cunho analítico e comparativo, uma vez que analisaremos dois livros didáticos, da segunda série do Ensino Médio. Em nossas considerações finais, pretendemos refletir sobre tudo o que discorreremos no decorrer deste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, ROMANTISMO, LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID504_25072016173727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANNA ISSA ARRUDA PESSOA" "autor_nome_curto" => "TATIANNA" "autor_email" => "tatianna.apessoa@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }