INCENTIVO À LEITURA DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”: PROPOSTAS PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25990 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 711 "titulo" => "INCENTIVO À LEITURA DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”: PROPOSTAS PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo promover o letramento literário por meio da obra “Morte e Vida Severina” para incentivar o hábito de leitura na escola. Tal objetivo, baseado no método de Rildo Cosson (2006) visou proporcionar atividades intertextualizadas aplicadas durante as aulas de Língua Portuguesa com o intuito de desenvolver a competência leitora e crítica dos educandos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Lins Vieira de Melo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de abordagem qualitativa que utilizou a observação participante através de aulas expositivas-dialogadas e diário de campo. As análises partiram do método hipotético dedutivo em diálogo com as concepções e teorias dos estudiosos da área como Rildo Cosson (2006), Tzvetan Todorov (2010), Antonio Candido (2004), Paulo Freire (2007) dentre outros que subsidiaram as ideias e debates presentes neste trabalho. Os resultados obtidos ratificam que as estratégias de leitura da sequência expandida sugerida por Cosson (2006) geram envolvimento, interação e receptividade entre os educandos, uma vez que respondiam às atividades com empolgação e demonstravam interesse e compreensão da mensagem passada por meio da obra. Além disso, o método ativa a memória estabelecendo relações entre o conhecimento que carrega e seu meio social, fazendo um diálogo com o texto e, posteriormente, sua compreensão. Portanto, conclui-se que a escola precisa criar ambientes de leitura favoráveis que permitam aplicar metodologias de ensino que estimulem no educando o prazer pela leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID711_20072016115020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE MARIE SILVA BELMONT" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jmsbelmont@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25990 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 711 "titulo" => "INCENTIVO À LEITURA DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”: PROPOSTAS PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo promover o letramento literário por meio da obra “Morte e Vida Severina” para incentivar o hábito de leitura na escola. Tal objetivo, baseado no método de Rildo Cosson (2006) visou proporcionar atividades intertextualizadas aplicadas durante as aulas de Língua Portuguesa com o intuito de desenvolver a competência leitora e crítica dos educandos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Lins Vieira de Melo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de abordagem qualitativa que utilizou a observação participante através de aulas expositivas-dialogadas e diário de campo. As análises partiram do método hipotético dedutivo em diálogo com as concepções e teorias dos estudiosos da área como Rildo Cosson (2006), Tzvetan Todorov (2010), Antonio Candido (2004), Paulo Freire (2007) dentre outros que subsidiaram as ideias e debates presentes neste trabalho. Os resultados obtidos ratificam que as estratégias de leitura da sequência expandida sugerida por Cosson (2006) geram envolvimento, interação e receptividade entre os educandos, uma vez que respondiam às atividades com empolgação e demonstravam interesse e compreensão da mensagem passada por meio da obra. Além disso, o método ativa a memória estabelecendo relações entre o conhecimento que carrega e seu meio social, fazendo um diálogo com o texto e, posteriormente, sua compreensão. Portanto, conclui-se que a escola precisa criar ambientes de leitura favoráveis que permitam aplicar metodologias de ensino que estimulem no educando o prazer pela leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID711_20072016115020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE MARIE SILVA BELMONT" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jmsbelmont@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }