ENTRE A CRÔNICA E O CONTO: UMA ANÁLISE DE HISTÓRIAS QUE OS JORNAIS NÃO CONTAM DE MOACY SCLIAR
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25967 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "ENTRE A CRÔNICA E O CONTO: UMA ANÁLISE DE HISTÓRIAS QUE OS JORNAIS NÃO CONTAM DE MOACY SCLIAR" "resumo" => "O ensino de Literatura é fonte de inúmeras inquietações. Não é nenhuma novidade a quantidade de críticas que circundam o trabalho com a arte literária como objeto de estudo no Ensino Básico. Um dos impasses que permeiam essa questão é a definição dos gêneros literários. O que seria um conto? E uma crônica? E principalmente como diferenciar o conto da crônica? Este nos parece uma questão importante a ser discutida e será problematizada neste artigo. Fundamentaremos nossa discussão a partir das crônicas narrativas de Moacyr Scliar presentes na obra Histórias que os jornais não contam e embasaremos nosso trabalho a luz de teóricos como: Megale (1975), Todorov (1970), Aguiar e Silva (1967), Compagnon (2009) entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA" "palavra_chave" => "CONTO, CRÔNICA, NARRATIVA, GÊNEROS LITERÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID919_22072016222817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KYSSIA RAFAELA ALMEIDA PINTO" "autor_nome_curto" => "KYSSIA" "autor_email" => "kyssinha@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25967 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "ENTRE A CRÔNICA E O CONTO: UMA ANÁLISE DE HISTÓRIAS QUE OS JORNAIS NÃO CONTAM DE MOACY SCLIAR" "resumo" => "O ensino de Literatura é fonte de inúmeras inquietações. Não é nenhuma novidade a quantidade de críticas que circundam o trabalho com a arte literária como objeto de estudo no Ensino Básico. Um dos impasses que permeiam essa questão é a definição dos gêneros literários. O que seria um conto? E uma crônica? E principalmente como diferenciar o conto da crônica? Este nos parece uma questão importante a ser discutida e será problematizada neste artigo. Fundamentaremos nossa discussão a partir das crônicas narrativas de Moacyr Scliar presentes na obra Histórias que os jornais não contam e embasaremos nosso trabalho a luz de teóricos como: Megale (1975), Todorov (1970), Aguiar e Silva (1967), Compagnon (2009) entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA" "palavra_chave" => "CONTO, CRÔNICA, NARRATIVA, GÊNEROS LITERÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID919_22072016222817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KYSSIA RAFAELA ALMEIDA PINTO" "autor_nome_curto" => "KYSSIA" "autor_email" => "kyssinha@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }