CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DE OBRAS DE ESCRITORES AFRICANOS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25927 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 167 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DE OBRAS DE ESCRITORES AFRICANOS" "resumo" => "Com a determinação das leis 10.639/03 e 11.645/08, o estudo da cultura africana e indígena e sua contribuição para a formação da cultura brasileira, e bem antes, dos PCN’s (1997) apresentam como objetivos conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural do Brasil e de outros povos, tornando-se necessário o trabalho em sala de aula sobre a cultura e história afro-brasileiras, cultura essa que abrange um número bastante considerável de alunos afrodescendentes do ensino básico (AQUINO, 2006) estreitando possibilidades de convergências entre aspectos africanos e brasileiros (EVARISTO, 2015) e sistematizando metodológica e curricularmente o estudo desse assunto por parte da equipe docente. Sob o aporte teórico dos Estudos Culturais (SAMUEL, 1985), dos conceitos de Identidade (LARAIA, 2004) e da Construção da identidade em sala de aula (AQUINO, op. cit.), esse trabalho se propõe a investigar os discursos que constituem a identidade do negro em alunos do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de ensino a partir de um estudo sistematizado de livros da literatura africana. A experiência mostra inicialmente que a sala de aula é um espaço em que a construção da identidade negra deve ser encarada como construção afirmativa da identidade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, LITERATURA AFRICANA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID167_29062016092705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSA ALVES COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARISSA" "autor_email" => "clarissaac@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25927 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 167 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DE OBRAS DE ESCRITORES AFRICANOS" "resumo" => "Com a determinação das leis 10.639/03 e 11.645/08, o estudo da cultura africana e indígena e sua contribuição para a formação da cultura brasileira, e bem antes, dos PCN’s (1997) apresentam como objetivos conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural do Brasil e de outros povos, tornando-se necessário o trabalho em sala de aula sobre a cultura e história afro-brasileiras, cultura essa que abrange um número bastante considerável de alunos afrodescendentes do ensino básico (AQUINO, 2006) estreitando possibilidades de convergências entre aspectos africanos e brasileiros (EVARISTO, 2015) e sistematizando metodológica e curricularmente o estudo desse assunto por parte da equipe docente. Sob o aporte teórico dos Estudos Culturais (SAMUEL, 1985), dos conceitos de Identidade (LARAIA, 2004) e da Construção da identidade em sala de aula (AQUINO, op. cit.), esse trabalho se propõe a investigar os discursos que constituem a identidade do negro em alunos do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de ensino a partir de um estudo sistematizado de livros da literatura africana. A experiência mostra inicialmente que a sala de aula é um espaço em que a construção da identidade negra deve ser encarada como construção afirmativa da identidade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, LITERATURA AFRICANA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID167_29062016092705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSA ALVES COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARISSA" "autor_email" => "clarissaac@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }