ASPECTOS RELIGIOSOS DOS CONTOS POPULARES DE CÂMARA CASCUDO RECRIADOS EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR ESTUDANTES DO 7º ANO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25910 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "ASPECTOS RELIGIOSOS DOS CONTOS POPULARES DE CÂMARA CASCUDO RECRIADOS EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR ESTUDANTES DO 7º ANO" "resumo" => """ Resumo: O Ensino Religioso tem passado por muitas transformações no decorrer da história, e as atuais mudanças necessitam que os profissionais da área encontrem novas metodologias de ensino. Para isso, o subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental tem contribuído para um fortalecimento e qualificação do profissional do Ensino Religioso. Fazendo com que o docente do Ensino Religioso tenha uma prática pedagógica plural e interdisciplinar, por isso utilizamos como proposta de ensino o letramento literário e as práticas de escritas, tomando como fundamentação teórica, as orientações de Cosson (2012) e Feba e Junqueira (2013) para a elaboração das propostas didáticas com os alunos. Nosso objetivo é construir metodologias que levem em consideração os eixos temáticos e os gêneros discursivos da literatura. Assim, abordamos os aspectos religiosos nos contos de Luís da Câmara Cascudo focando o fenômeno religioso para as aulas de Ensino Religioso com alunos do 7ºs anos do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima; tendo como resultado a construção de história em quadrinhos com os contos trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, destacamos o dialogismo (BAKHTIN, 2013) e o diálogo com a cultura religiosa e cultural presentes na produção escrita com base na leitura dos contos de Câmara Cascudo.\r\n Palavras-chave: Letramento literário no Ensino Religioso, Ensino Religioso Pluralista, Contos e Histórias em Quadrinhos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO RELIGIOSO, ENSINO RELIGIOSO PLURALISTA, CONTOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID360_22072016172044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZÉLIA MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROZÉLIA MARIA" "autor_email" => "rozeliaediogo@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25910 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "ASPECTOS RELIGIOSOS DOS CONTOS POPULARES DE CÂMARA CASCUDO RECRIADOS EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR ESTUDANTES DO 7º ANO" "resumo" => """ Resumo: O Ensino Religioso tem passado por muitas transformações no decorrer da história, e as atuais mudanças necessitam que os profissionais da área encontrem novas metodologias de ensino. Para isso, o subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental tem contribuído para um fortalecimento e qualificação do profissional do Ensino Religioso. Fazendo com que o docente do Ensino Religioso tenha uma prática pedagógica plural e interdisciplinar, por isso utilizamos como proposta de ensino o letramento literário e as práticas de escritas, tomando como fundamentação teórica, as orientações de Cosson (2012) e Feba e Junqueira (2013) para a elaboração das propostas didáticas com os alunos. Nosso objetivo é construir metodologias que levem em consideração os eixos temáticos e os gêneros discursivos da literatura. Assim, abordamos os aspectos religiosos nos contos de Luís da Câmara Cascudo focando o fenômeno religioso para as aulas de Ensino Religioso com alunos do 7ºs anos do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima; tendo como resultado a construção de história em quadrinhos com os contos trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, destacamos o dialogismo (BAKHTIN, 2013) e o diálogo com a cultura religiosa e cultural presentes na produção escrita com base na leitura dos contos de Câmara Cascudo.\r\n Palavras-chave: Letramento literário no Ensino Religioso, Ensino Religioso Pluralista, Contos e Histórias em Quadrinhos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO RELIGIOSO, ENSINO RELIGIOSO PLURALISTA, CONTOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID360_22072016172044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZÉLIA MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROZÉLIA MARIA" "autor_email" => "rozeliaediogo@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }