A LITERATURA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25867 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "A LITERATURA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO" "resumo" => "“A maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de texto proficientes e eficazes, e, às vezes, chega mesmo a impedi-la.” (ROJO, 2002). Infelizmente, os resultados em diversos exames oficiais apontam para essa triste constatação de Roxane Rojo, no texto “Letramento e capacidades de Leitura para a cidadania”. Com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica cujos resultados pudessem ir na contramão do que diz esta afirmação, foi que, no ano de 2014, desenvolvi todo um trabalho com leitura e produção de textos, a partir de livros literários, numa escola da Rede Estadual de Minas Gerais. O trabalho realizado compreendeu rodas de conversas, leituras coletivas e individuais, interpretação oral e escrita e produção de textos de diversos gêneros, na perspectiva do letrar alfabetizando (Goulart, 2010; 2015). A literatura foi a ferramenta que escolhi para trabalhar a linguagem escrita como objeto cultural. Para Ferreiro (2011, p.99) “a língua escrita é muito mais que um conjunto de formas gráficas, é um modo de a língua existir, é um objeto social é parte do nosso patrimônio cultural.” Quando a criança se apropria da escrita como objeto cultural, ela se torna apta a usá-la socialmente, em contextos variados e de maneira competente" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID637_12072016105658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CAROL ALMEIDA" "autor_email" => "karolyne_jv@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25867 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 637 "titulo" => "A LITERATURA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO" "resumo" => "“A maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de texto proficientes e eficazes, e, às vezes, chega mesmo a impedi-la.” (ROJO, 2002). Infelizmente, os resultados em diversos exames oficiais apontam para essa triste constatação de Roxane Rojo, no texto “Letramento e capacidades de Leitura para a cidadania”. Com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica cujos resultados pudessem ir na contramão do que diz esta afirmação, foi que, no ano de 2014, desenvolvi todo um trabalho com leitura e produção de textos, a partir de livros literários, numa escola da Rede Estadual de Minas Gerais. O trabalho realizado compreendeu rodas de conversas, leituras coletivas e individuais, interpretação oral e escrita e produção de textos de diversos gêneros, na perspectiva do letrar alfabetizando (Goulart, 2010; 2015). A literatura foi a ferramenta que escolhi para trabalhar a linguagem escrita como objeto cultural. Para Ferreiro (2011, p.99) “a língua escrita é muito mais que um conjunto de formas gráficas, é um modo de a língua existir, é um objeto social é parte do nosso patrimônio cultural.” Quando a criança se apropria da escrita como objeto cultural, ela se torna apta a usá-la socialmente, em contextos variados e de maneira competente" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID637_12072016105658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CAROL ALMEIDA" "autor_email" => "karolyne_jv@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }