Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PARA ALÉM DE QUADROS E SALAS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM MOVIMENTOS DE MULHERES DO CAMPO POTENCIALIZANDO A LUTA POLÍTICA CONTRA A SUBALTERNIZAÇÃO DA MULHER

Palavra-chaves: Movimentos Sociais, Mulheres, Educação, Luta Política, Mmtr-ne Comunicação Oral 32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Oriundo de interesses em investigar os elementos educativos presentes nos movimentos sociais de mulheres campo, esse estudo de caráter investigativo teve como foco de análise tais movimentos considerando que, essas organizações têm ganhado destaque ao longo do tempo por pensar a condição da mulher rural. Assim nos sentimos impulsionados a estudar como esses Movimentos articulam estratégias de combate a subalternização da mulher, tendo dentre os objetivos o foco na análise dos principais processos educativos em movimentos de mulheres do campo. Para pensar sobre movimentos sociais e sua dimensão educativa, utilizamos das reflexões de Calado (2005), Lage (2011), Freire (1983). No que se refere ao caminho teórico-metodológico, fizemos usos dos elementos da pesquisa qualitativa. Como técnica de coleta de dados, a observação participante foi usada ao longo do estudo e, dentro desta a entrevista semi-estruturada e conversas informais. Para a análise dos dados, fizemos uso Análise de Conteúdo. Como método de pesquisa, foi escolhida a utilização de um caminho que pudesse oferecer uma estrutura metodológica onde as reflexões fossem ampliadas, assim, elegemos o Método do Caso Alargado. Para a concretização deste método tivemos como espaço investigativo o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste- MMTR-NE. Desta forma, identificamos que todos os processos educativos, mesmo aqueles que não apresentam uma explícita sistematização pedagógica, contribuem na formação política das militantes. São esses momentos, responsáveis pela educação desses grupos populares, que muitas vezes excluídos do sistema formal de educação encontram dentro dos movimentos as possibilidades de formação e organização.

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