Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A MODALIDADE EJA

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25483
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 739
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A MODALIDADE EJA"
    "resumo" => "A língua estrangeira exerce um papel importante na escola, é por meio dela que os alunos conhecem outras culturas e desenvolvem seus conhecimentos sobre a linguagem. Partindo desse pressuposto, este trabalho visa analisar as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental na modalidade EJA da escola I. E. Cônego Nestor de C. Cunha no município de São Bernardo. Discutir que métodos estão sendo empregados para a aquisição de língua inglesa e quais fatores podem ocasionar no insucesso da aprendizagem de língua inglesa. Apoiando-nos nas concepções teóricas defendidas pelos PCNs (1998), Oliveira (2014), Lima (2011) e Freeman (2000). Este pesquisa se configura como exploratória com uma abordagem qualitativa, na qual foi feito um estudo de campo utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: a observação estruturada e entrevista semi/estruturada.  Conclui-se que o ensino de inglês deve ir além da decodificação de estruturas linguísticas, a aprendizagem de língua estrangeira deve garantir aos alunos o seu engajamento discursivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA20_ID739_09092016134944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA CRISTINA PEREIRA COUTO"
    "autor_nome_curto" => "THALITA COUTO"
    "autor_email" => "thalita-couto1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25483
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 739
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A MODALIDADE EJA"
    "resumo" => "A língua estrangeira exerce um papel importante na escola, é por meio dela que os alunos conhecem outras culturas e desenvolvem seus conhecimentos sobre a linguagem. Partindo desse pressuposto, este trabalho visa analisar as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental na modalidade EJA da escola I. E. Cônego Nestor de C. Cunha no município de São Bernardo. Discutir que métodos estão sendo empregados para a aquisição de língua inglesa e quais fatores podem ocasionar no insucesso da aprendizagem de língua inglesa. Apoiando-nos nas concepções teóricas defendidas pelos PCNs (1998), Oliveira (2014), Lima (2011) e Freeman (2000). Este pesquisa se configura como exploratória com uma abordagem qualitativa, na qual foi feito um estudo de campo utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: a observação estruturada e entrevista semi/estruturada.  Conclui-se que o ensino de inglês deve ir além da decodificação de estruturas linguísticas, a aprendizagem de língua estrangeira deve garantir aos alunos o seu engajamento discursivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA20_ID739_09092016134944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA CRISTINA PEREIRA COUTO"
    "autor_nome_curto" => "THALITA COUTO"
    "autor_email" => "thalita-couto1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A língua estrangeira exerce um papel importante na escola, é por meio dela que os alunos conhecem outras culturas e desenvolvem seus conhecimentos sobre a linguagem. Partindo desse pressuposto, este trabalho visa analisar as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental na modalidade EJA da escola I. E. Cônego Nestor de C. Cunha no município de São Bernardo. Discutir que métodos estão sendo empregados para a aquisição de língua inglesa e quais fatores podem ocasionar no insucesso da aprendizagem de língua inglesa. Apoiando-nos nas concepções teóricas defendidas pelos PCNs (1998), Oliveira (2014), Lima (2011) e Freeman (2000). Este pesquisa se configura como exploratória com uma abordagem qualitativa, na qual foi feito um estudo de campo utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: a observação estruturada e entrevista semi/estruturada. Conclui-se que o ensino de inglês deve ir além da decodificação de estruturas linguísticas, a aprendizagem de língua estrangeira deve garantir aos alunos o seu engajamento discursivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.