Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ALFABETO MÓVEL COMO UM RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA

Palavra-chaves: PIBID, ALFABETO MÓVEL, LEITURA, ESCRITA Pôster (PO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25445
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 910
    "inscrito_id" => 1166
    "titulo" => "O ALFABETO MÓVEL COMO UM RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), foi possível os discentes da Universidade Federal do Maranhão estabelecer o contato com a realidade de algumas escolas municipais com déficit na leitura e escrita de alguns alunos. Sendo assim, houve a necessidade da criação do Projeto de Leitura e escrita, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de alunos do ensino fundamental anos iniciais, possibilitando melhoras no ensino-aprendizagem das crianças. O alfabeto móvel foi um recurso de suma importância para a leitura e escrita dos alunos, pois possibilitou reconhecimento das letras, sons (fonológica e sonora), formação de palavras e socialização de conhecimento entre os próprios alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo, apresentar o alfabeto móvel como um recurso de aprendizagem para melhorar o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças do 4 ° e 5° anos de uma escola municipal de Imperatriz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, ALFABETO MÓVEL, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID1166_29092016203927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA QUEIROZ VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA QUEIROZ"
    "autor_email" => "rouguecat@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25445
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 910
    "inscrito_id" => 1166
    "titulo" => "O ALFABETO MÓVEL COMO UM RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), foi possível os discentes da Universidade Federal do Maranhão estabelecer o contato com a realidade de algumas escolas municipais com déficit na leitura e escrita de alguns alunos. Sendo assim, houve a necessidade da criação do Projeto de Leitura e escrita, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de alunos do ensino fundamental anos iniciais, possibilitando melhoras no ensino-aprendizagem das crianças. O alfabeto móvel foi um recurso de suma importância para a leitura e escrita dos alunos, pois possibilitou reconhecimento das letras, sons (fonológica e sonora), formação de palavras e socialização de conhecimento entre os próprios alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo, apresentar o alfabeto móvel como um recurso de aprendizagem para melhorar o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças do 4 ° e 5° anos de uma escola municipal de Imperatriz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, ALFABETO MÓVEL, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID1166_29092016203927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA QUEIROZ VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA QUEIROZ"
    "autor_email" => "rouguecat@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), foi possível os discentes da Universidade Federal do Maranhão estabelecer o contato com a realidade de algumas escolas municipais com déficit na leitura e escrita de alguns alunos. Sendo assim, houve a necessidade da criação do Projeto de Leitura e escrita, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de alunos do ensino fundamental anos iniciais, possibilitando melhoras no ensino-aprendizagem das crianças. O alfabeto móvel foi um recurso de suma importância para a leitura e escrita dos alunos, pois possibilitou reconhecimento das letras, sons (fonológica e sonora), formação de palavras e socialização de conhecimento entre os próprios alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo, apresentar o alfabeto móvel como um recurso de aprendizagem para melhorar o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças do 4 ° e 5° anos de uma escola municipal de Imperatriz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Petula fazi

    Gostaria de melhores informações

    19/02/2023 11:38:26

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.