Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS:EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE PROFESSORES E AS INFLUÊNCIAS DAS MESMAS NA PRÁTICA DE ENSINO.

Palavra-chaves: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, PROFESSORES, PRÁTICA DE ENSINO Pôster (PO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O uso de narrativas autobiográficas tem sido utilizada como ferramenta valorosa para as pesquisas qualitativas acerca da formação de professores, pois a mesma possibilita a conservação da subjetividade do indivíduo. Permite dessa forma novas interpretações dos processos formativos, dos quais os professores, ou alunos das licenciaturas são submetidos.Dessa forma procuramos um dos nossos antigos professores da educação básica, que foi escolhido pelo seu ilustre trabalho, e nós propuséssemos a investigá-lo usando essa riquíssima fonte de estudo. Sob isso, temos como objetivo principal conhecer quais experiências foram marcantes na sua vida e como elas influenciaram sua escolha pela à docência e como as mesmas interferem nas suas práticas educativas. O trabalho desenvolvido tem por justificativa, que existem poucas pesquisas que narrem a história de vida dos educadores caririenses. Esta pesquisa, contribui assim de forma significativa na formação de futuros docentes e na melhoria de metodologias adotadas em sala por professores, além de propiciar novos olhares a respeito das experiências pessoais e suas influências no trabalho docente.Esta pesquisa está inserida dentro de uma abordagem metodológica qualitativa, tendo como eixo epistemológico a fenomenologia. Além das narrativas do professor, tal estudo foi subsidiado por pesquisas bibliográficas. O recurso utilizado para colher a descrição do professor sobre suas experiências, foi um questionário. No qual continha uma justificativa explicitando o motivo pelo qual ele foi escolhido para colaborar com o trabalho, seguido apenas de uma pergunta: Quais experiências fizeram com que você se tornasse educador que é hoje?A partir dos dados apresentados pelo o professor, conforme estes nos apresentavam como relevantes para a pesquisa, fomos distribuindo-os em categorias, nas quais procuramos respaldo científico para dialogarmos com o que foi dito por o professor e com o que dizem autores que tratam sobre o tema.A partir de tudo apresentado na fala do professor, e com base nos estudos realizados em nossos referencias teóricos percebemos, que as experiências obtidas pelo o professor refletem-se na suas práticas educativas em sala de aula, pois assim como os alunos, os professores trazem consigo a realidade na qual convivem ou conviveram e acaba repassando-as mesmo que de uma forma implícita.

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