Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DISCUTINDO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID CIÊNCIAS NATURAIS

Palavra-chaves: MAQUETE, CASA SUSTENTÁVEL, FEIRA DE CIÊNCIAS, PIBID Pôster (PO) GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25174
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 2603
    "titulo" => "DISCUTINDO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => "A degradação ambiental em escala mundial tem alcançado níveis alarmantes desde a década de 70, tornando-se um problema endêmico à qualidade de vida humana, principalmente no tocante às mudanças climáticas. Em virtude disso, faz-se necessário mais do que nunca repensar a relação homem/natureza, interação fundamental à existência humana, com um olhar direcionado para a sustentabilidade. A palavra sustentabilidade tem origem no latim “sustentare” que significa suster, sustentar, manter. Desse modo, sustentável é tudo aquilo que é capaz de ser mantido, suportado. A escola como espaço para formação ética e moral de cidadãos críticos, conscientes e participativos na sociedade, configura-se como parceria essencial na difusão e esclarecimentos das ações relacionadas à sustentabilidade. Considerando este fato, orientamos a construção de uma maquete de casa sustentável apresentada durante a I Feira de Ciências do PIBID Ciências Naturais em Grajaú-MA. A maquete foi construída por alunos do 9º ano com a orientação de dois bolsistas do PIBID, onde se priorizou a utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo. Para a construção da maquete Casa Sustentável foram necessários planejamentos e estudos acerca desta temática, que foi desenvolvida em duas etapas distintas.  A iniciativa teve boa aceitação por parte dos visitantes e comunidade escolar, mostrando-se viável ao incitar os debates sobre as questões ambientais. Por conseguinte, a iniciativa contribui na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na manutenção do meio ambiente equilibrado. Considerando ainda que as escolas atendidas pelo PIBID geralmente são aquelas que possuem baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essa atividade também contribui na alfabetização científica desses alunos, contribuindo para que eles tenham acesso a uma gama de conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "MAQUETE, CASA SUSTENTÁVEL, FEIRA DE CIÊNCIAS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA38_ID2603_26092016171625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILLA DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "KEILLA ARAÚJO"
    "autor_email" => "keillahewson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25174
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 2603
    "titulo" => "DISCUTINDO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => "A degradação ambiental em escala mundial tem alcançado níveis alarmantes desde a década de 70, tornando-se um problema endêmico à qualidade de vida humana, principalmente no tocante às mudanças climáticas. Em virtude disso, faz-se necessário mais do que nunca repensar a relação homem/natureza, interação fundamental à existência humana, com um olhar direcionado para a sustentabilidade. A palavra sustentabilidade tem origem no latim “sustentare” que significa suster, sustentar, manter. Desse modo, sustentável é tudo aquilo que é capaz de ser mantido, suportado. A escola como espaço para formação ética e moral de cidadãos críticos, conscientes e participativos na sociedade, configura-se como parceria essencial na difusão e esclarecimentos das ações relacionadas à sustentabilidade. Considerando este fato, orientamos a construção de uma maquete de casa sustentável apresentada durante a I Feira de Ciências do PIBID Ciências Naturais em Grajaú-MA. A maquete foi construída por alunos do 9º ano com a orientação de dois bolsistas do PIBID, onde se priorizou a utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo. Para a construção da maquete Casa Sustentável foram necessários planejamentos e estudos acerca desta temática, que foi desenvolvida em duas etapas distintas.  A iniciativa teve boa aceitação por parte dos visitantes e comunidade escolar, mostrando-se viável ao incitar os debates sobre as questões ambientais. Por conseguinte, a iniciativa contribui na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na manutenção do meio ambiente equilibrado. Considerando ainda que as escolas atendidas pelo PIBID geralmente são aquelas que possuem baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essa atividade também contribui na alfabetização científica desses alunos, contribuindo para que eles tenham acesso a uma gama de conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "MAQUETE, CASA SUSTENTÁVEL, FEIRA DE CIÊNCIAS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA38_ID2603_26092016171625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILLA DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "KEILLA ARAÚJO"
    "autor_email" => "keillahewson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A degradação ambiental em escala mundial tem alcançado níveis alarmantes desde a década de 70, tornando-se um problema endêmico à qualidade de vida humana, principalmente no tocante às mudanças climáticas. Em virtude disso, faz-se necessário mais do que nunca repensar a relação homem/natureza, interação fundamental à existência humana, com um olhar direcionado para a sustentabilidade. A palavra sustentabilidade tem origem no latim “sustentare” que significa suster, sustentar, manter. Desse modo, sustentável é tudo aquilo que é capaz de ser mantido, suportado. A escola como espaço para formação ética e moral de cidadãos críticos, conscientes e participativos na sociedade, configura-se como parceria essencial na difusão e esclarecimentos das ações relacionadas à sustentabilidade. Considerando este fato, orientamos a construção de uma maquete de casa sustentável apresentada durante a I Feira de Ciências do PIBID Ciências Naturais em Grajaú-MA. A maquete foi construída por alunos do 9º ano com a orientação de dois bolsistas do PIBID, onde se priorizou a utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo. Para a construção da maquete Casa Sustentável foram necessários planejamentos e estudos acerca desta temática, que foi desenvolvida em duas etapas distintas. A iniciativa teve boa aceitação por parte dos visitantes e comunidade escolar, mostrando-se viável ao incitar os debates sobre as questões ambientais. Por conseguinte, a iniciativa contribui na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na manutenção do meio ambiente equilibrado. Considerando ainda que as escolas atendidas pelo PIBID geralmente são aquelas que possuem baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essa atividade também contribui na alfabetização científica desses alunos, contribuindo para que eles tenham acesso a uma gama de conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.