Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25167
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 506
    "inscrito_id" => 1437
    "titulo" => "DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO"
    "resumo" => "Esta pesquisa compreende o resultado final das atividades realizadas no âmbito da disciplina Matemática Básica, realizada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Tocantinópolis, e temos como objetivo identificar as dificuldades em resolver problemas de multiplicação e divisão de números naturais por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa foi realizada no 2º bimestre do ano letivo de 2016 em uma escola privada do município de Tocantinópolis do estado do Tocantins, e contou com a participação de treze alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os problemas foram identificados como: um problema de configuração retangular, um problema padrão simples/aplicação, dois problemas padrão-composto/ aplicação. E para suas análises consideramos os protocolos do aluno referentes às resoluções. Os dados nos revelaram que a maior dificuldade dos alunos se deu por interpretação e erros de cálculo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID1437_09092016164921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA CRISTINA PEREIRA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA CRISTINA"
    "autor_email" => "erikacristina0694@hotmail"
    "autor_ies" => "UFT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25167
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 506
    "inscrito_id" => 1437
    "titulo" => "DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO"
    "resumo" => "Esta pesquisa compreende o resultado final das atividades realizadas no âmbito da disciplina Matemática Básica, realizada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Tocantinópolis, e temos como objetivo identificar as dificuldades em resolver problemas de multiplicação e divisão de números naturais por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa foi realizada no 2º bimestre do ano letivo de 2016 em uma escola privada do município de Tocantinópolis do estado do Tocantins, e contou com a participação de treze alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os problemas foram identificados como: um problema de configuração retangular, um problema padrão simples/aplicação, dois problemas padrão-composto/ aplicação. E para suas análises consideramos os protocolos do aluno referentes às resoluções. Os dados nos revelaram que a maior dificuldade dos alunos se deu por interpretação e erros de cálculo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID1437_09092016164921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA CRISTINA PEREIRA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA CRISTINA"
    "autor_email" => "erikacristina0694@hotmail"
    "autor_ies" => "UFT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Esta pesquisa compreende o resultado final das atividades realizadas no âmbito da disciplina Matemática Básica, realizada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Tocantinópolis, e temos como objetivo identificar as dificuldades em resolver problemas de multiplicação e divisão de números naturais por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa foi realizada no 2º bimestre do ano letivo de 2016 em uma escola privada do município de Tocantinópolis do estado do Tocantins, e contou com a participação de treze alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os problemas foram identificados como: um problema de configuração retangular, um problema padrão simples/aplicação, dois problemas padrão-composto/ aplicação. E para suas análises consideramos os protocolos do aluno referentes às resoluções. Os dados nos revelaram que a maior dificuldade dos alunos se deu por interpretação e erros de cálculo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.