CAMARA, Helinelma Serejo et al.. A formação e ação docente: uma análise a partir da escola. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24868>. Acesso em: 20/04/2024 11:01
O presente artigo é resultado das reflexões realizadas, na disciplina Estágio em Gestão do Trabalho Docente II. A análise acerca da gestão do trabalho docente tem como referência quatro salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, da rede municipal de Paço do Lumiar. Nosso objetivo é analisar concepções de formação de quatro professoras do segundo, terceiro e quarto ano, a partir da fala das mesmas. Para compreensão e análise das informações, lançamos mão da Metodologia da Entrevista Compreensiva e do aporte teórico de autores como Cunha (2003), Oliveira (2011), Pimenta (2004), Tardif (2002,2010), dentre outros. Nossas conclusões revelam que as professoras separam teoria e prática. Para estas, as experiências formativas que auxiliam o trabalho na sala de aula limitam-se à formação continuada.