Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TUXAUA RAIMUNDO TENENTE: UMA AÇÃO COLETIVA E PARTICIPATIVA

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, PARTICIPATIVO, COLETIVO Pôster (PO) GT 27 – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DECOLONIALIDADE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Tuxaua Raimundo Tenente – Comunidade Araçá, destacando-se os procedimentos adotados para fomentar a participação de toda a comunidade escolar, pensando na educação para a democracia e a formação de sujeitos críticos, reflexivos, criativos, participativos e comprometidos no e com o processo de transformação da comunidade local. Como metodologia para realização dos trabalhos optou-se pelo formato de oficinas, com uso de dinâmicas e técnicas que propiciaram interação entre a comunidade escolar, discussões e sistematização das ideias que surgiram nos grupos de trabalhos assim como sugestões para uma melhor organização da escola. Contou-se com a participação de moradores da comunidade. Estes vivenciaram uma experiência ímpar na execução do trabalho. Apesar de ter sido um desafio para os proponentes, as dificuldades deram lugar a uma construção coletiva prazerosa e de grande relevância para todos. Cada momento compartilhado pelas oficinas realizadas, corrobora a ideia da relevância de coletividade e participação dos que fazem parte da escola para elaboração do PPP. As discussões ao longo da construção do documento trouxeram reflexões significativas para o futuro pedagógico e administrativo da escola, sobretudo, o entusiasmo do recomeço da proposta educacional da escola em que foram realizadas as oficinas.O Projeto Político Pedagógico da escola, que antes parecia tão distante de ser efetivado, tornou-se real e todos os membros da comunidade vivenciaram e tiveram a oportunidade de participar de cada etapa, confirmando-se, assim, que o processo participativo e coletivo configura-se como metodologia adequada para a construção desse documento.

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