UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO EJA NAS TURMAS DO 6º AO 9º ANO; PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE MAURITI-CE
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24219 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO EJA NAS TURMAS DO 6º AO 9º ANO; PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE MAURITI-CE" "resumo" => "O meio ambiente tem sido tema de discussões em diversas áreas do conhecimento, e tem sido a questão que mais preocupa o mundo atualmente, uma vez que a preservação dos recursos naturais que não são inesgotáveis precisa ser revista e a humanidade precisa deles para sobreviver. O trabalho apresenta uma pesquisa com estudantes e professores do 6º ao 9º ano das turmas de educação de jovens e adultos em uma escola pública do município de Mauriti CE no que se refere às práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula para identificar até que ponto à temática ambiental está sendo contextualizada e a sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem. Procurou-se conhecer o entendimento dos alunos e professores sobre o meio ambiente, a educação ambiental e a abordagem utilizada em sala de aula a respeito da temática, observando como os professores e alunos privilegiam as questões do ambiente local e contribuem para o saber dos alunos e dos agricultores do local, a maioria agricultor e ou filho de agricultor. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo, a aplicação de questionários. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID722_19102016175737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24219 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO EJA NAS TURMAS DO 6º AO 9º ANO; PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE MAURITI-CE" "resumo" => "O meio ambiente tem sido tema de discussões em diversas áreas do conhecimento, e tem sido a questão que mais preocupa o mundo atualmente, uma vez que a preservação dos recursos naturais que não são inesgotáveis precisa ser revista e a humanidade precisa deles para sobreviver. O trabalho apresenta uma pesquisa com estudantes e professores do 6º ao 9º ano das turmas de educação de jovens e adultos em uma escola pública do município de Mauriti CE no que se refere às práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula para identificar até que ponto à temática ambiental está sendo contextualizada e a sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem. Procurou-se conhecer o entendimento dos alunos e professores sobre o meio ambiente, a educação ambiental e a abordagem utilizada em sala de aula a respeito da temática, observando como os professores e alunos privilegiam as questões do ambiente local e contribuem para o saber dos alunos e dos agricultores do local, a maioria agricultor e ou filho de agricultor. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo, a aplicação de questionários. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID722_19102016175737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }