Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

TRILHAS ECOLÓGICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AOS ESTUDANTES DO CURSO DE AGROECOLOGIA DO IFPB-CAMPUS PICUÍ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRILHAS ECOLÓGICAS, CAATINGA Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: O presente trabalho objetiva descrever uma trilha ecológica realizada com alunos do Curso de Agroecologia do IFPB, Campus Picuí-PB, em um remanescente de Caatinga. A atividade de campo foi desenvolvida na Pedra Redonda, localizada no sitio Rangel, município de Jaçanã, semiárido Potiguar. Participaram da atividade de campo 16 estudantes com idades que variaram entre 18 a 33 anos. Os resultados revelaram que a trilha ecológica trouxe varias contribuições, a começar pela discursão realizada junto aos estudantes sobre a importância de percorrer trilhas, em função dos vários benefícios proporcionados à saúde. Durante o trajeto da trilha foi possível mostrar aos estudantes as potencialidades paisagísticas do local, bem como a importância da preservação do ambiente. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem, esta metodologia de ensino contribui no desenvolvimento de aulas atrativas, que despertam nos alunos a curiosidade sobre os aspectos do bioma, o que culminou ao professor trabalhar a Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar. As famílias botânicas observadas com maior representatividade foram: Fabaceae (28%; seis spp.), Cactaceae (24%; cinco pp.), Anacardiaceae (12%; três spp.). De maneira geral a área possui notável importância ecológica e econômica para a população local, como um ponto turístico. Laboratório natural, onde é possível empreender diversos estudos sobre a flora da Caatinga. A realização das trilhas na Pedra Redonda se faz relevante, para as práticas educacionais e para o despertar para conservação. Um ótimo local para desenvolvimento do turismo na região.

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