Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

ANÁLISE DO RISCO DE QUEDAS E MOBILIDADE EM IDOSOS SUBMETIDOS À ESCOLA POSTURAL

Palavra-chaves: ESCOLA POSTURAL, RISCO DE QUEDAS, TIMED UP AND GO (TUG) Pôster (PO) Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso
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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

Atualmente, registra-se uma modificação no padrão demográfico brasileiro com um aumento do contingente de idosos, os quais apresentam modificações importantes no seu organismo que os leva a uma perda gradual de funcionalidade e equilíbrio. No grande espectro de avaliação, têm-se o Timed Up and Go (TUG), que é um teste que avalia a mobilidade e o risco de quedas, aspectos estes importantes para a saúde do idoso. O presente trabalho trata-se de um estudo quase experimental não controlado, composto por 12 indivíduos na faixa etária de 62 a 72 anos, desenvolvido no Laboratório de Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Manuais do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco, que apresenta como objetivo analisar os resultados do TUG antes e depois dos idosos serem submetidos ao programa da Escola Postural (EP), bem como a eficácia do tratamento proposto pelo projeto. Os voluntários foram submetidos a uma avaliação do risco de quedas através do TUG, e o programa da EP consistiu em aulas teóricas, exercícios terapêuticos e relaxamento, realizado 2 vezes por semana durante 5 semanas. Após esse período foi realizada a reavaliação. A média de idade dos idosos foi de 68,83 ± 4,24, 10 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. De acordo com o teste, quanto menor tempo para a realização do mesmo, menor o risco de quedas e melhor a mobilidade do idoso. No presente trabalho a média da avaliação inicial e final foram respectivamente de 8,58 ± 0,32 e 6,86 ± 1,75, confirmando diminuição do tempo gasto para sua realização e uma melhora nos parâmetros expostos acima. A análise estatística foi significativa (p=0,002), ratificando a melhora dos idosos nos valores estudados. As aulas ministradas para os idosos na Escola de Postura promovem uma educação voltada para o ambiente domiciliar, social, além das orientações para os autos-cuidados em geral, e diante dos resultados significantes obtidos pode-se concluir que a EP mostrou-se eficiente através da melhora da mobilidade e do equilíbrio dos idosos.

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