Nos dias atuais, os estudos relacionados às questões ambientais se encontram se tornam mais constantes nos meios acadêmicos, principalmente, a multidisciplinaridade existente por esta ciência fazendo parte do contexto de temáticas abordadas em diversos cursos de graduação e pós-graduação, sendo estes meios, responsáveis por realizar pesquisas onde se trabalha a Educação Ambiental na sociedade civil como um todo. Sendo assim, a presente pesquisa procura realizar uma análise sobre percepção ambiental do sertão nordestino com estudantes do ensino médio, onde, se tem o intuito, de contribuir para a criação de propostas para melhoria de se trabalhar com esta temática. Para a realização da presente pesquisa, foram escolhidos trinta alunos do Ensino Médio, numa forma uniforme de dez estudantes por turma, entre meninos e meninas de faixa etária entre 15 e 20 anos, posteriormente, realizado um questionário com cinco alternativas, sendo três para assinalar e duas discursivas, sendo esta uma metodologia utilizada em diversos trabalhos acadêmicos, demonstrando uma eficácia na obtenção de resultados, após a realização da entrevista, os dados obtidos das questões alternativas foram quantificados e posteriormente montado gráficos para análise. Este mesmo procedimento foi realizado nas alternativas dissertativas, onde, se teve o intuito de retirar e quantificar as observações realizadas pelos estudantes. Os dados obtidos demonstram que os estudantes apresentaram uma visão comumente comentada pela sociedade, como também retratada pela mídia, onde, a visão de que a região sertaneja se encontra limitada as características de seca e pobreza, porém, isto pode estar atrelado ao fato da maioria deles não terem visitado a localidade. O presente estudo trás uma instigação para uma maior investigação sobre a percepção ambiental sertaneja, em que procure aumentar o grupo amostral com intuito de se realizar comparativos para se obter uma visão mais ampla sobre o assunto. A capacitação profissional dos docentes como também as visitas a campo são essenciais para uma construção ideológica e quebra dos esteriótipos existe sobre o sertão nordestino, tendo em vista que este trabalho visa uma melhor abordagem dos alunos fazendo com que o assunto seja explorado de uma forma mais completa e crítica.