Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ENSINO DE TEATRO: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA ATRAVÉS DO JOGO

Palavra-chaves: TEATRO, JOGOS IMPROVISACIONAIS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo busca relatar uma experiência pedagógica na perspectiva do ensino de teatro através dos jogos improvisacionais, que ocorreu durante o Estágio Supervisionado de Formação de Professores III no Núcleo de Educação da Infância – NEI – Cap/ UFRN, numa turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Essa experiência pedagógica teve como principal objetivo a inclusão de uma criança com deficiência visual e cognitiva dentro das aulas de Teatro, assim como a vivência e a sensibilização das crianças por meio dos jogos improvisacionais e Sensoriais desenvolvidos dentro dos espaços escolares. Para executar essa proposta utilizamos uma metodologia pautada nos teóricos Augusto Boal (2015) e Viola Spolin (2011) sob a perspectiva os jogos improvisacionais que visava ampliar os sentidos, trabalhando a consciência corporal e jogos sensoriais através do (tato, olfato, paladar e audição) e consequentemente estimulando-os a uma possível apreciação estética junto ao tema central da turma (França), possibilitando assim, aos alunos experimentarem outras concepções de Teatro, bem como conhecerem novos modos de fazer Teatro, desenvolvendo uma maior conscientização do próprio corpo ampliando suas possibilidades corpóreas, explorando a criatividade e espontaneidade, como também os relatos de experiências na construção de conhecimento, levando em considerando suas singularidades. No final do Estágio, os relatos de experiências foram de suma importância para a construção do conhecimento e as considerações singulares de cada um durante os jogos, que nos refletiram uma consideração coletiva a ponto de considerar as aulas de teatro essencial para acontecer à inclusão e socialização do conhecimento, abarcando a criança deficiente durante as aulas de Teatro.

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