ENSINO DE FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR DISCENTE NO SEMIÁRIDO
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23783 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 1618 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR DISCENTE NO SEMIÁRIDO" "resumo" => """ A Física é uma matéria que expressa um nível de dificuldade bastante elevado devido, tanto as suas teorias quanto a sua grande quantidade de cálculos. Essa disciplina carrega um embasamento matemático e pode ser difícil de ser compreendido devido à falta de motivação. Uma alternativa de motivação é a prática pedagógica fundamentada e explicada a partir de conhecimentos prévios dos discentes. A partir desta prática, este trabalho busca investigar se os docentes estão executando este tipo de aulas, bem como avalia o grau de satisfação dos discentes em relação a esse tipo de aula, se a prática auxilia na aprendizagem e se os docentes da área devem ter essa prática. Para fazer esta investigação, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas que avaliam todas essas questões levantadas. O questionário foi respondido por um grupo de discentes tomados de forma aleatória. As respostas mostram que todos discentes estudaram física e que este estudo se deu em várias disciplinas do curso. É quase unânime que os discentes têm interesse pelas aulas pautadas em conhecimentos prévios e que isso auxilia na aprendizagem e deveria ser feito por todos os docentes. Assim, conclui-se que o público discente tem uma boa aceitação da aprendizagem significativa que vem se tornando prática nas aulas e que existe uma relação entre a facilidade de aprendizado e as aulas a partir de conhecimentos prévios.\r\n Palavras-chave: Física; aprendizagem significativa; visão discente; disciplina. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VISÃO DISCENTE, DISCIPLINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1618_21102016154014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ALVES DE SOUSA NETO" "autor_nome_curto" => "PEDRO NETO " "autor_email" => "pedrocepakas@gmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23783 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 1618 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR DISCENTE NO SEMIÁRIDO" "resumo" => """ A Física é uma matéria que expressa um nível de dificuldade bastante elevado devido, tanto as suas teorias quanto a sua grande quantidade de cálculos. Essa disciplina carrega um embasamento matemático e pode ser difícil de ser compreendido devido à falta de motivação. Uma alternativa de motivação é a prática pedagógica fundamentada e explicada a partir de conhecimentos prévios dos discentes. A partir desta prática, este trabalho busca investigar se os docentes estão executando este tipo de aulas, bem como avalia o grau de satisfação dos discentes em relação a esse tipo de aula, se a prática auxilia na aprendizagem e se os docentes da área devem ter essa prática. Para fazer esta investigação, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas que avaliam todas essas questões levantadas. O questionário foi respondido por um grupo de discentes tomados de forma aleatória. As respostas mostram que todos discentes estudaram física e que este estudo se deu em várias disciplinas do curso. É quase unânime que os discentes têm interesse pelas aulas pautadas em conhecimentos prévios e que isso auxilia na aprendizagem e deveria ser feito por todos os docentes. Assim, conclui-se que o público discente tem uma boa aceitação da aprendizagem significativa que vem se tornando prática nas aulas e que existe uma relação entre a facilidade de aprendizado e as aulas a partir de conhecimentos prévios.\r\n Palavras-chave: Física; aprendizagem significativa; visão discente; disciplina. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VISÃO DISCENTE, DISCIPLINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1618_21102016154014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ALVES DE SOUSA NETO" "autor_nome_curto" => "PEDRO NETO " "autor_email" => "pedrocepakas@gmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }