ELAS SOBRE ELAS: A DOCÊNCIA NO CAMPO PELO PRISMA DE DUAS PROFESSORAS DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO PADRE ASSIS, SOSSEGO – PB
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23775 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 872 "inscrito_id" => 2359 "titulo" => "ELAS SOBRE ELAS: A DOCÊNCIA NO CAMPO PELO PRISMA DE DUAS PROFESSORAS DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO PADRE ASSIS, SOSSEGO – PB" "resumo" => "Este texto é oriundo de uma pesquisa de PIBIC/UEPB intitulada: “Ensino de história e educação no Campo: história local, currículo, memória e identidade”, que teve por prisma discutir o ensino de história e o currículo praticado no campo, através da escola do Assentamento Padre Assis, Sossego-PB, na perspectiva da interculturalidade, tendo por foco a história local, identidade e memória. O corrente artigo refere-se a um desmembramento da nossa pesquisa. Temos por objetivo discutir o saber docente forjado na experiência prática do cotidiano da sala de aula, no tocante a perceber como elas percebem e reconhecem o seu fazer docente. Versamos sobre a perspectiva de que a experiência empírica é formativa, na medida em que as professoras experienciam seu fazer docente no contexto escolar da escola do campo, seja a partir dos desafios e/ou prazeres que lhes atravessam, moldando sua própria visão sobre sua prática docente. No que se refere à abordagem metodológica do nosso trabalho, nos debruçamos sobre a história oral temática que nos deu suporte à realização das entrevistas, a partir de questionários semiestruturados, abordando as questões referentes à Educação do Campo no tocante aos elementos como ensino de história, história local, experiência docente e práticas pedagógicas do Assentamento Padre Assis, Sossego – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, INTERCULTURALIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA14_ID2359_24102016205511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio.carlos.antunes@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23775 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 872 "inscrito_id" => 2359 "titulo" => "ELAS SOBRE ELAS: A DOCÊNCIA NO CAMPO PELO PRISMA DE DUAS PROFESSORAS DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO PADRE ASSIS, SOSSEGO – PB" "resumo" => "Este texto é oriundo de uma pesquisa de PIBIC/UEPB intitulada: “Ensino de história e educação no Campo: história local, currículo, memória e identidade”, que teve por prisma discutir o ensino de história e o currículo praticado no campo, através da escola do Assentamento Padre Assis, Sossego-PB, na perspectiva da interculturalidade, tendo por foco a história local, identidade e memória. O corrente artigo refere-se a um desmembramento da nossa pesquisa. Temos por objetivo discutir o saber docente forjado na experiência prática do cotidiano da sala de aula, no tocante a perceber como elas percebem e reconhecem o seu fazer docente. Versamos sobre a perspectiva de que a experiência empírica é formativa, na medida em que as professoras experienciam seu fazer docente no contexto escolar da escola do campo, seja a partir dos desafios e/ou prazeres que lhes atravessam, moldando sua própria visão sobre sua prática docente. No que se refere à abordagem metodológica do nosso trabalho, nos debruçamos sobre a história oral temática que nos deu suporte à realização das entrevistas, a partir de questionários semiestruturados, abordando as questões referentes à Educação do Campo no tocante aos elementos como ensino de história, história local, experiência docente e práticas pedagógicas do Assentamento Padre Assis, Sossego – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, INTERCULTURALIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA14_ID2359_24102016205511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio.carlos.antunes@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }