Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS NA ESCOLA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Palavra-chaves: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A escola é um importante espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes. Distingue-se das demais instituições por ser aquela que oferece a possibilidade de educar por meio da construção de conhecimentos resultantes do confronto dos diferentes saberes. Àqueles contidos nos conhecimentos científicos veiculados pelas diferentes disciplinas; aqueles trazidos pelos alunos e seus familiares e que expressam crenças e valores culturais próprios; os divulgados pelos meios de comunicação, muitas vezes fragmentados e desconexos, mas que devem ser levados em conta por exercerem forte influência sociocultural; e aqueles trazidos pelos professores, constituídos ao longo de sua experiência resultante de vivências pessoais e profissionais, envolvendo crenças e se expressando em atitudes e comportamentos. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo intervir na manutenção da saúde ambiental, social e física conscientizando a comunidade escolar e seu entorno sobre a importância a manutenção do ambiente domiciliar preservado da infestação por Aedes aegypti, bem como, manter a motivação dos atores envolvidos. Este trabalho foi realizado no período compreendido entre março a novembro de 2015, com 46 alunos do 2º Ano do Ensino Médio, em virtude dos conteúdos programáticos da referida série. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral- Campina Grande/ Paraíba. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas: 1ª Etapa- Levantamento Bibliográfico -onde foram abordados temas como meio ambiente, ações integradas de educação em saúde, medidas de controle e prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus; 2ª Etapa- Visita Observacional- saída de campo na comunidade local com objetivo de avaliar os fatores de risco que propicia o surgimento dos vetores; 3ª Etapa- aplicado um questionário com perguntas sobre as características da doença e dos vetores e as principais medidas de controle a serem adotadas. E por ultimo a quarta etapa que foi consolidado com palestras e oficinas envolvendo toda a comunidade escolar e seu entorno. Pode-se constatar que os educandos aplicaram as ações preconizadas no projeto tornando-os protagonistas no controle das doenças, isso possibilitou que eles realizassem uma investigação nos seus domicílios, na escola e na vizinhança, bem como proporcionou outras atitudes relacionadas: a realização de entrevistas, palestras e divulgação de informações através de folhetos produzidos por eles próprios. Diante disto, para a educação em saúde, esta investigação pode contribuir no que se refere à estrutura dos projetos que vem sendo desenvolvidos com o intuito de envolver a comunidade escolar e local, baseados essencialmente na divulgação de informações com propostas de mudança de atitude.

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