A CIÊNCIA DO SOLO NAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23359 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 1519 "titulo" => "A CIÊNCIA DO SOLO NAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO" "resumo" => "O solo é um recurso natural, primordial para a vida de várias espécies, onde desempenha funções importantes tanto para o meio ambiente como para a produção de alimentos e matéria prima. Compreender os processos do solo desde a sua formação até os fatores que o degradam são fundamentais para que se entenda a necessidade de sua conservação. O solo como base para a educação apresenta papel importante para a formação de uma percepção ambiental e ecológica para o indivíduo, pois desperta conhecimentos e habilidades no processo de formação. A educação em solos é um tema desvalorizado no ensino fundamental e médio, visto que, é necessária a implantação dessa temática nas escolas através de metodologias teóricas e práticas, com materiais de apoio de fácil compreensão. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de conhecimento dos estudantes sobre o tema solo por meio da aplicação de questionários na região do semiárido paraibano. Os questionários foram aplicados aos alunos com idades entre 13 e 18 anos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, da Escola Mosenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-Paraíba. A metodologia utilizada baseia-se em primeira instância na aplicação de questionários avaliativos e, posteriormente, em atividades teóricas e práticas mostrando a importância da preservação do solo. Embora o projeto esteja em fase de desenvolvimento, é notória a percepção que os alunos estão criando sobre a importância de conhecer os processos de formação e conservação do solo na região do semiárido, que é caracterizado por ser um solo frágil devido às diversas condições as quais eles foram formados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID1519_19102016002812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CECÍLIA NOVAES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "ANA CECÍLIA" "autor_email" => "ananovaees1@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23359 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 1519 "titulo" => "A CIÊNCIA DO SOLO NAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO" "resumo" => "O solo é um recurso natural, primordial para a vida de várias espécies, onde desempenha funções importantes tanto para o meio ambiente como para a produção de alimentos e matéria prima. Compreender os processos do solo desde a sua formação até os fatores que o degradam são fundamentais para que se entenda a necessidade de sua conservação. O solo como base para a educação apresenta papel importante para a formação de uma percepção ambiental e ecológica para o indivíduo, pois desperta conhecimentos e habilidades no processo de formação. A educação em solos é um tema desvalorizado no ensino fundamental e médio, visto que, é necessária a implantação dessa temática nas escolas através de metodologias teóricas e práticas, com materiais de apoio de fácil compreensão. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de conhecimento dos estudantes sobre o tema solo por meio da aplicação de questionários na região do semiárido paraibano. Os questionários foram aplicados aos alunos com idades entre 13 e 18 anos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, da Escola Mosenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-Paraíba. A metodologia utilizada baseia-se em primeira instância na aplicação de questionários avaliativos e, posteriormente, em atividades teóricas e práticas mostrando a importância da preservação do solo. Embora o projeto esteja em fase de desenvolvimento, é notória a percepção que os alunos estão criando sobre a importância de conhecer os processos de formação e conservação do solo na região do semiárido, que é caracterizado por ser um solo frágil devido às diversas condições as quais eles foram formados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID1519_19102016002812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CECÍLIA NOVAES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "ANA CECÍLIA" "autor_email" => "ananovaees1@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }