Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM PANORAMA A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA, AUTISMO, EDUCAÇÃO ESPECIAL Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo utilizado para definir um distúrbio de desenvolvimento complexo, sendo compreendido por uma perspectiva comportamental, com etiologias múltiplas e graus variados de gravidade. O transtorno autista ou autismo é caracterizado por dificuldades em várias áreas, tais como, comunicacional, comportamental, áreas de interação e habilidades sociais.Existem diversos estudos que destacam a intervenção precoce da doença como fator fundamental para a melhoria do quadro clínico do autismo, gerando ganhos significativos e duradouros no desenvolvimento da criança. Com a atual Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a inclusão do aluno com TEA, bem como, o acesso e permanência na escola se constitui direito inalienável. A partir dessa realidade compreendemos que a temática aqui referida tem desencadeado a necessidade de aprofundamento das discussões, pois esse debate tem adentrado ao ambiente educacional de forma que a escola tem vivenciado desafios causando inquietações nos sujeitos que a compõe. Nesse sentido, objetivando construir um panorama sobre os estudos desenvolvidos a respeito do Transtorno Espectro Autista o presente estudo realizou uma pesquisa qualitativa bibliográfica com foco nas publicações da Revista Brasileira de Educação Especial a fim de identificar as temáticas discutidas no ano de 2016. Para tanto efetuamos uma busca com os descritores TEA, Educação e Autismo, na base de dados do Scielo e no Google Acadêmico, onde foi possível identificar quatro estudos.A partir da identificação, leitura e análise dos estudos concluímos que as pesquisas e o aprofundamento dessas é de extrema relevância para o campo educacional. Os estudos deixam claro uma mesma preocupação no que se refere a inclusão do aluno com TEA e que existem desafios frente ao acesso e permanência desse na escola. Elucidam ainda a necessidade e importância da busca por informações e estratégias pedagógicas que eliminem barreiras que impedem o aluno de se desenvolver.

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