Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: PROCESSO DE INCLUSÃO, AUTISMO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, TRABALHO COLABORATIVO Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23261
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 1767
    "titulo" => "RELATO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por principal objetivo apresentar um relato de experiência de inclusão de um aluno com autismo em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. Ele emerge a partir de nossa prática pedagógica enquanto professoras de Educação Especial. Neste sentido, apresentamos as principais ações que têm sido efetivadas pelas professoras de Educação Especial, especificamente a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a professora auxiliar do aluno autista junto aos professores da sala de aula comum para a participação do aluno nas aulas e demais atividades desenvolvidas na escola. Neste trabalho evidenciamos alguns conceitos, entre eles: o de Atendimento Educacional Especializado, o de autismo e de trabalho colaborativo na escola. Apresentamos alguns recursos e atividades que estão sendo desenvolvidas para ajudar e auxiliar o estudante com autismo em seu processo de aprendizagem. Portanto, nesse estudo se percebeu que é possível inserir o aluno com autismo na escola comum de maneira que o mesmo possa desenvolver habilidades conforme a suas capacidades, com o trabalho escolar sendo realizado de maneira colaborativa entre os professores de educação especial, do AEE e a professora auxiliar, com as coordenadoras, com os professores de aula comum, demais membros da equipe escolar e a família para que juntos possamos construir caminhos e estratégias que contribuam para a aprendizagem do aluno autista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE INCLUSÃO, AUTISMO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, TRABALHO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1767_13102016212409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIRA FONTES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "SAMIRA CARNEIRO"
    "autor_email" => "samira.uern@gmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ E GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23261
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 1767
    "titulo" => "RELATO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por principal objetivo apresentar um relato de experiência de inclusão de um aluno com autismo em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. Ele emerge a partir de nossa prática pedagógica enquanto professoras de Educação Especial. Neste sentido, apresentamos as principais ações que têm sido efetivadas pelas professoras de Educação Especial, especificamente a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a professora auxiliar do aluno autista junto aos professores da sala de aula comum para a participação do aluno nas aulas e demais atividades desenvolvidas na escola. Neste trabalho evidenciamos alguns conceitos, entre eles: o de Atendimento Educacional Especializado, o de autismo e de trabalho colaborativo na escola. Apresentamos alguns recursos e atividades que estão sendo desenvolvidas para ajudar e auxiliar o estudante com autismo em seu processo de aprendizagem. Portanto, nesse estudo se percebeu que é possível inserir o aluno com autismo na escola comum de maneira que o mesmo possa desenvolver habilidades conforme a suas capacidades, com o trabalho escolar sendo realizado de maneira colaborativa entre os professores de educação especial, do AEE e a professora auxiliar, com as coordenadoras, com os professores de aula comum, demais membros da equipe escolar e a família para que juntos possamos construir caminhos e estratégias que contribuam para a aprendizagem do aluno autista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "PROCESSO DE INCLUSÃO, AUTISMO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, TRABALHO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1767_13102016212409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIRA FONTES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "SAMIRA CARNEIRO"
    "autor_email" => "samira.uern@gmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ E GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem por principal objetivo apresentar um relato de experiência de inclusão de um aluno com autismo em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. Ele emerge a partir de nossa prática pedagógica enquanto professoras de Educação Especial. Neste sentido, apresentamos as principais ações que têm sido efetivadas pelas professoras de Educação Especial, especificamente a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a professora auxiliar do aluno autista junto aos professores da sala de aula comum para a participação do aluno nas aulas e demais atividades desenvolvidas na escola. Neste trabalho evidenciamos alguns conceitos, entre eles: o de Atendimento Educacional Especializado, o de autismo e de trabalho colaborativo na escola. Apresentamos alguns recursos e atividades que estão sendo desenvolvidas para ajudar e auxiliar o estudante com autismo em seu processo de aprendizagem. Portanto, nesse estudo se percebeu que é possível inserir o aluno com autismo na escola comum de maneira que o mesmo possa desenvolver habilidades conforme a suas capacidades, com o trabalho escolar sendo realizado de maneira colaborativa entre os professores de educação especial, do AEE e a professora auxiliar, com as coordenadoras, com os professores de aula comum, demais membros da equipe escolar e a família para que juntos possamos construir caminhos e estratégias que contribuam para a aprendizagem do aluno autista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.