Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O RACISMO PRESENTE NAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS)

Palavra-chaves: RACISMO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, SUPER-HERÓIS Comunicação Oral (CO) GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23147
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1046
    "inscrito_id" => 2817
    "titulo" => "O RACISMO PRESENTE NAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS)"
    "resumo" => """
      Ao longo dos anos, a história dos grupos étnico-raciais foi marcada por exclusão e discriminação, onde sofreram preconceitos e torturas diversas. Com o passar do tempo, a luta contra o racismo foi se tornando mais intensa, levando esses grupos discriminados a conquistarem direitos. Dessa forma, o racismo foi se tornando um tema gerador no cotidiano escolar. Diante disso, o presente artigo se propõe a fazer uma analise sobre o racismo contido em muitas histórias em quadrinhos, de diferentes épocas e estilos. Tem o intuito de mostrar o quanto a mídia usa dessas historias para, de certa forma, propagar conteúdos racistas. Ademais, muitas dessas histórias em quadrinhos tratam da temática racial de forma superficial que acabam por influenciar na visão de mundo de crianças e jovens. Sabendo da influência dessas histórias e de seus personagens, objetivamos, ainda, abordar como essas histórias são apresentadas ao publico e o impacto que as mesmas e seus super-heróis promovem. Para tanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa é de natureza bibliográfica e de análise documental.  Como aporte teórico, teremos autores como, Breda (2015), Nunes (2013), Wense (2015), Nascimento (2007) e, ainda, documentos oficiais do Ministério da Educação tais como, a “Constituição Federal de 1988” e as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”. Com essa pesquisa, é possível inferir o quanto essas histórias específicas dos quadrinhos trazem, em sua essência, um caráter discriminatório, contribuindo, por sua vez, para uma visão distorcida dos grupos étnico-raciais retratados nas histórias. \r\n
      Palavras-chave: Racismo; História em Quadrinhos; Super-Heróis.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "RACISMO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, SUPER-HERÓIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2817_23102016232431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO R."
    "autor_email" => "francisco_ribeiro87@hotma"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23147
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1046
    "inscrito_id" => 2817
    "titulo" => "O RACISMO PRESENTE NAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS)"
    "resumo" => """
      Ao longo dos anos, a história dos grupos étnico-raciais foi marcada por exclusão e discriminação, onde sofreram preconceitos e torturas diversas. Com o passar do tempo, a luta contra o racismo foi se tornando mais intensa, levando esses grupos discriminados a conquistarem direitos. Dessa forma, o racismo foi se tornando um tema gerador no cotidiano escolar. Diante disso, o presente artigo se propõe a fazer uma analise sobre o racismo contido em muitas histórias em quadrinhos, de diferentes épocas e estilos. Tem o intuito de mostrar o quanto a mídia usa dessas historias para, de certa forma, propagar conteúdos racistas. Ademais, muitas dessas histórias em quadrinhos tratam da temática racial de forma superficial que acabam por influenciar na visão de mundo de crianças e jovens. Sabendo da influência dessas histórias e de seus personagens, objetivamos, ainda, abordar como essas histórias são apresentadas ao publico e o impacto que as mesmas e seus super-heróis promovem. Para tanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa é de natureza bibliográfica e de análise documental.  Como aporte teórico, teremos autores como, Breda (2015), Nunes (2013), Wense (2015), Nascimento (2007) e, ainda, documentos oficiais do Ministério da Educação tais como, a “Constituição Federal de 1988” e as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”. Com essa pesquisa, é possível inferir o quanto essas histórias específicas dos quadrinhos trazem, em sua essência, um caráter discriminatório, contribuindo, por sua vez, para uma visão distorcida dos grupos étnico-raciais retratados nas histórias. \r\n
      Palavras-chave: Racismo; História em Quadrinhos; Super-Heróis.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "RACISMO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, SUPER-HERÓIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2817_23102016232431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO R."
    "autor_email" => "francisco_ribeiro87@hotma"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Ao longo dos anos, a história dos grupos étnico-raciais foi marcada por exclusão e discriminação, onde sofreram preconceitos e torturas diversas. Com o passar do tempo, a luta contra o racismo foi se tornando mais intensa, levando esses grupos discriminados a conquistarem direitos. Dessa forma, o racismo foi se tornando um tema gerador no cotidiano escolar. Diante disso, o presente artigo se propõe a fazer uma analise sobre o racismo contido em muitas histórias em quadrinhos, de diferentes épocas e estilos. Tem o intuito de mostrar o quanto a mídia usa dessas historias para, de certa forma, propagar conteúdos racistas. Ademais, muitas dessas histórias em quadrinhos tratam da temática racial de forma superficial que acabam por influenciar na visão de mundo de crianças e jovens. Sabendo da influência dessas histórias e de seus personagens, objetivamos, ainda, abordar como essas histórias são apresentadas ao publico e o impacto que as mesmas e seus super-heróis promovem. Para tanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa é de natureza bibliográfica e de análise documental. Como aporte teórico, teremos autores como, Breda (2015), Nunes (2013), Wense (2015), Nascimento (2007) e, ainda, documentos oficiais do Ministério da Educação tais como, a “Constituição Federal de 1988” e as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”. Com essa pesquisa, é possível inferir o quanto essas histórias específicas dos quadrinhos trazem, em sua essência, um caráter discriminatório, contribuindo, por sua vez, para uma visão distorcida dos grupos étnico-raciais retratados nas histórias. Palavras-chave: Racismo; História em Quadrinhos; Super-Heróis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.