Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROINFO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA AS ESCOLAS

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

As novas tecnologias não se restringem apenas aos novos instrumentos tecnológicos presentes nos laboratórios de informáticas das escolas, elas estão presentes no dia-a-dia, por isso, em pleno século XXI, a escola ao utilizar os instrumentos tecnológicos, pode potencializar os significados no ensino e aprendizagem e a contribuição desse recurso no ambiente escolar. Este trabalho tem o objetivo de analisar a implementação do ProInfo no município de Bananeiras/PB. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso e para análise dos dados, utilizamos da forma descritiva, que vai apresentar a visão dos sujeitos da pesquisa sobre a implementação do ProInfo e as diretrizes que normalizam o programa nas escolas. A pesquisa foi realizada em duas escolas do Município de Bananeiras/PB contempladas pelo ProInfo. Nas análises dos dados segundo o Gestor da E.M.E.F. “Miguel Figueira Filho” e a própria Secretária de Educação, a estrutura foi organizada para receber os computadores, mas o processo de instalação não foi concluído por falta de acompanhamento do técnico responsável. Como não houve o processo de instalação, a sala funciona hoje como espaço para os professores e outros fins. Diferentemente da E.M.E.F. “Miguel Figueira Filho”, a escola E.M.E.F. “João Paulo II”, recebeu os computadores de informática, com as instalações necessárias para o seu funcionamento e tiveram o apoio para instalação dos mesmos, mas, atualmente, não está funcionando por falta de manutenção. Diante dos dados coletados concluímos que o programa existe oficialmente nas escolas pesquisadas, mas na prática, atualmente, não são realizadas a concretização das metas estabelecidas pelas Diretrizes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

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