Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NO CONTEXTO DA EJA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO, CARTA ABERTA, SEQUENCIA DIDÁTICA EJA Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Modalidade de ensino que nasceu da necessidade de ofertar uma melhor oportunidade àqueles que não concluíram seus estudos em idade apropriada, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca respeitar as especificidades dos jovens e adultos que, por motivos diversos, fracassaram ao cursarem o ensino regular. Diante da diversidade de sujeitos que fazem a EJA, esta se torna uma modalidade que requer um olhar especial, atento às necessidades de cada aluno, que são muitas, e as que mais se destacam, do ponto de vista do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, são as dificuldades com a leitura e a escrita. A fim de trabalhar, especialmente, as dificuldades relativas à produção escrita, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, com delineamento de uma pesquisa-ação, na qual realizamos um estudo com o gênero textual/discursivo carta aberta com o objetivo de avaliar até que ponto a utilização de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) construída a partir do referido gênero pode contribuir para um melhor desempenho na produção escrita dos alunos da 8ª série do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Capim-PB. Para tanto, recorremos aos estudos sobre os gêneros textuais/discursivos desenvolvidos por Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), e também aos estudos sobre sequência didática desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados da análise mostram, entre outras questões, que a sequência didática elaborada facilitou o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias à produção escrita do gênero carta aberta, especialmente no que diz respeito aos elementos constitutivos desse gênero. Ademais, é válido salientar que o gênero trabalhado contribuiu para inclusão social dos alunos da EJA de maneira significativa, pois os educandos perceberam que eles podem e devem ser protagonistas das práticas de letramento.

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