Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: CRIANÇA E ADOLESCENTE, DEFICIÊNCIA, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo tem como eixo central, analisar o papel da família no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência. Para tanto, buscaremos desvelar o conceito de família na atualidade e suas novas configurações, averiguando os reflexos destas transformações na efetivação do papel da família; bem como, identificar a situação de deficiência e a influência sobre as relações familiares. Por fim, pontuar a importância da participação das famílias na perspectiva do desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Para o recorte teórico desse processo, adotamos a perspectiva analítico-crítica da sociedade capitalista, que permite uma análise da sociedade a partir das suas contradições. A unidade investigativa consiste em uma pesquisa com abordagem exploratória. Metodologicamente recorreremos à utilização de recursos qualitativos por meio dos seguintes instrumentos e técnicas: pesquisa bibliográfica, a partir dos seguintes autores: Vygotsky, Buscaglia, Dessen e Silva, Batista e França, entre outros. Por fim, o presente estudo aponta que o conceito de família assumiu novas formas. Com as transformações ocorridas na sociedade nos últimos tempos, vislumbramos, esse conceito adquirir novos moldes, abarcando, assim, uma gama de novas configurações. No entanto, estas alterações não interferem no papel da família, a mesma continua a ser uma instituição de grande relevância no processo de gestação dos indivíduos, sobretudo, por ser a primeira instituição em que o sujeito se insere. Em sendo assim, não se pode negar à importância de aspectos ambientais, ou seja, a família e o modo como se relacionam influencia no desenvolvimento dos seus componentes, sobretudo, no que diz respeito a crianças e adolescentes com deficiência.

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