Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO PARA O DEFICIENTE VISUAL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, DESENHO TÉCNICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23110
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 957
    "inscrito_id" => 2512
    "titulo" => "O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO PARA O DEFICIENTE VISUAL"
    "resumo" => "A educação inclusiva é um direito ao ensino atrelado ao processo de construção da cidadania. Entende-se que a inclusão transpassa as questões da acessibilidade, em relação às barreiras arquitetônicas, implica na transformação de pensamento. Desta forma, a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino relaciona-se a ações que possibilitem a integração social, onde a escola deve oferecer qualidade no serviço para todos. No tocante ao ensino formal ao deficiente visual, é necessário incentivar o aluno ao comportamento exploratório, à observação e à experimentação para que ele possa ter uma percepção mais ampla do que acontece a sua volta. Eles precisam manipular e explorar os objetos para conhecer suas características, fazer uma análise detalhada das partes e tirar conclusões. Portanto, este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia e a estratégia de ensino empregada na disciplina de desenho técnico para uma aluna cega do curso técnico integrado em mineração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. A partir da demanda de adaptação da disciplina de desenho técnico, com base na fundamentação teórica na área de educação inclusiva para cegos, foram utilizados materiais e métodos de ensino que pudessem possibilitar para a decodificação e compreensão do conteúdo programático a partir da exploração oral e tátil. Por fim, verificou-se que os princípios do desenho técnico foram compreendidos pela aluna, sendo perceptível a evolução dos desenhos desenvolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, DESENHO TÉCNICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID2512_23102016194417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARTINS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MARTINS"
    "autor_email" => "amanda_martinsa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23110
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 957
    "inscrito_id" => 2512
    "titulo" => "O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO PARA O DEFICIENTE VISUAL"
    "resumo" => "A educação inclusiva é um direito ao ensino atrelado ao processo de construção da cidadania. Entende-se que a inclusão transpassa as questões da acessibilidade, em relação às barreiras arquitetônicas, implica na transformação de pensamento. Desta forma, a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino relaciona-se a ações que possibilitem a integração social, onde a escola deve oferecer qualidade no serviço para todos. No tocante ao ensino formal ao deficiente visual, é necessário incentivar o aluno ao comportamento exploratório, à observação e à experimentação para que ele possa ter uma percepção mais ampla do que acontece a sua volta. Eles precisam manipular e explorar os objetos para conhecer suas características, fazer uma análise detalhada das partes e tirar conclusões. Portanto, este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia e a estratégia de ensino empregada na disciplina de desenho técnico para uma aluna cega do curso técnico integrado em mineração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. A partir da demanda de adaptação da disciplina de desenho técnico, com base na fundamentação teórica na área de educação inclusiva para cegos, foram utilizados materiais e métodos de ensino que pudessem possibilitar para a decodificação e compreensão do conteúdo programático a partir da exploração oral e tátil. Por fim, verificou-se que os princípios do desenho técnico foram compreendidos pela aluna, sendo perceptível a evolução dos desenhos desenvolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, DESENHO TÉCNICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID2512_23102016194417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARTINS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MARTINS"
    "autor_email" => "amanda_martinsa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A educação inclusiva é um direito ao ensino atrelado ao processo de construção da cidadania. Entende-se que a inclusão transpassa as questões da acessibilidade, em relação às barreiras arquitetônicas, implica na transformação de pensamento. Desta forma, a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino relaciona-se a ações que possibilitem a integração social, onde a escola deve oferecer qualidade no serviço para todos. No tocante ao ensino formal ao deficiente visual, é necessário incentivar o aluno ao comportamento exploratório, à observação e à experimentação para que ele possa ter uma percepção mais ampla do que acontece a sua volta. Eles precisam manipular e explorar os objetos para conhecer suas características, fazer uma análise detalhada das partes e tirar conclusões. Portanto, este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia e a estratégia de ensino empregada na disciplina de desenho técnico para uma aluna cega do curso técnico integrado em mineração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. A partir da demanda de adaptação da disciplina de desenho técnico, com base na fundamentação teórica na área de educação inclusiva para cegos, foram utilizados materiais e métodos de ensino que pudessem possibilitar para a decodificação e compreensão do conteúdo programático a partir da exploração oral e tátil. Por fim, verificou-se que os princípios do desenho técnico foram compreendidos pela aluna, sendo perceptível a evolução dos desenhos desenvolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.