Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DIGITAL: JOGOS EDUCATIVOS COMPUTACIONAIS APLICADOS À ALUNOS ESPECIAIS COMO FORMA DE ENSINO/APRENDIZAGEM EDUCACIONAL

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O desenvolvimento tecnológico promove grandes avanços na vida do ser humano de forma a influenciar significativamente e positivamente suas relações. O uso do computador como um recurso tecnológico tem sido grandiosamente relevante para o desenvolvimento educacional, principalmente quando as atenções estão voltadas à Educação Especial. A criação do movimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas de ensino regular chamado de “Educação Especial” trouxe grandes oportunidades para todos os indivíduos portadores de alguma necessidade especial. Nesse sentido, foi realizado junto ao instituto APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), durante o ano de 2015 na cidade de Patos-PB, um projeto em que se fez a utilização de uma plataforma online, munida de diversos jogos educativos, a partir dos quais, os cidadãos de diferentes sexos e faixa etárias, portadores de necessidades especiais tiveram a oportunidade de pôr em prática suas criatividades. O incentivo à prática dos jogos computacionais, permitiu não só interagir de forma mais intima com a tecnologia, mas também alcançar o desenvolvimento psicomotor a partir do uso dos componentes do computador e ainda chegar a um bom nível de aprendizagem disciplinar. Os educadores assim como os educandos demonstraram grande satisfação no decorrer da aplicação do projeto. Ficou evidente que, o uso de meios computacionais é de suma importância para o desenvolvimento educacional especial. O projeto como um todo, pôde preparar todos os jovens de forma a melhorar mentalmente e fisicamente, dando-lhes maior potencial e segurança para enfrentar os desafios existentes na sociedade com maior facilidade e confiança.

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