Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: O INTERCRUZAMENTO DO PROCESSO INCLUSIVO JUNTO AO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

As vias percorridas pelos profissionais da Educação Especial é o foco central desse artigo, que procura introduzir um debate no tocante a formação inicial/continuada desses docentes, que são inseridos como protagonistas no âmbito da educação inclusiva em nosso país. Mas que, diante desse contexto de protagonismo, muitos ainda se encontram inseguros, metodologicamente, quando se referem ao propor atividades que auxiliem no processo inclusivo do aluno que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais. Sendo assim, as mudanças ocorridas na sociedade, nas últimas décadas, têm colocado o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma configuração de cobrança social cada vez mais elevada, o conduzindo a busca de cursos de rápidos, que na maioria das vezes não aplacam suas angustias e dúvidas vivencia em sua pratica de sala de aula. Diante de tudo isso, nosso objetivo com esse artigo é debater a maneira como as formações inicial e continuada estão preparando os professores do AEE. E, assim, compreender o modo como esse professor reage ante as cobranças e angustias sofridas em uma sociedade que enxerta as relações neoliberais no espaço escolar. Pretendemos, também no decorrer do texto, sugerir caminhos de uma formação inicial/continuada que venham pautadas em características inclusivas tanto para o professor da sala do AEE, como para o aluno que a frequenta, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais harmônico. O instrumento metodológico do presente artigo é um recorte de nossa pesquisa de mestrado, que se pautou na análise de uma entrevista semiestruturada. Escolhemos o referido instrumento por considerar que a entrevista, quando bem formulada pelo pesquisador, consegue captar falas, gestos, sinais, ou seja, elementos importantes que bem pode conduzir a frutíferos resultados. Esses traços da entrevista são elementos que caracterizam as pesquisas de cunho qualitativo. Como arcabouço teórico, nosso trabalho toma por base autores como GONSALES (2002), MITTLER (2003), SAVIANI (1995), FREITAS (2013), dentre outros. Como resultados identificamos lacunas no processo de formação inicial e continuada dos professores atuantes nas salas do AEE, o que colaboram para que haja fragilidade metodológica no que se refere à junção de teoria e prática.

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