Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DÓMINOS DOS NÚMEROS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, LIBRAS, JOGO DIDÁTICO, NÚMEROS Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22836
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1030
    "inscrito_id" => 3969
    "titulo" => "DÓMINOS DOS NÚMEROS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de um jogo didático chamado “Dominós dos Números” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) onde se dá o processo de inserção do aluno surdo nas classes regulares. Utilizamos como pressupostos metodológicos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly, onde é dividido em cinco etapas: (i) Antecipação; (ii) Investimento; (iii) Encontro; (iv) Confirmação ou Desconfirmação; (v) Revisão Construtiva, no corpo do trabalho segue as orientações de cada etapa do CEK.  Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor e aluno em sala de aula, contribuindo assim os estudantes surdos e ouvintes, esse recurso é uma proposta didática para dos números inteiros, sendo que esse jogo ajudará o estudante surdos ou ouvinte a associar os números e os sinais em Libras. Dessa forma apresentamos uma proposta inovadora de atrair a atenção do aluno através de jogos lúdicos. A utilização de jogos didáticos é considerada um método altamente eficaz na construção do processo de aprendizagem, pois se trata de um importante instrumento na mediação de um ensino dinâmico, atraente, e estimulantes para a aprendizagem. Meios de interação como estes não podem ser deixados de lado, pois facilita e aproxima os alunos surdos ou ouvintes ao conteúdo. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram em libras mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno ouvinte não sinta essa dificuldade de interagir com o aluno surdo. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistarem seus objetivos de forma dinâmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, JOGO DIDÁTICO, NÚMEROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID3969_23102016225717.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA GERMÂNIA BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA GERMÂNI"
    "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22836
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1030
    "inscrito_id" => 3969
    "titulo" => "DÓMINOS DOS NÚMEROS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de um jogo didático chamado “Dominós dos Números” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) onde se dá o processo de inserção do aluno surdo nas classes regulares. Utilizamos como pressupostos metodológicos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly, onde é dividido em cinco etapas: (i) Antecipação; (ii) Investimento; (iii) Encontro; (iv) Confirmação ou Desconfirmação; (v) Revisão Construtiva, no corpo do trabalho segue as orientações de cada etapa do CEK.  Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor e aluno em sala de aula, contribuindo assim os estudantes surdos e ouvintes, esse recurso é uma proposta didática para dos números inteiros, sendo que esse jogo ajudará o estudante surdos ou ouvinte a associar os números e os sinais em Libras. Dessa forma apresentamos uma proposta inovadora de atrair a atenção do aluno através de jogos lúdicos. A utilização de jogos didáticos é considerada um método altamente eficaz na construção do processo de aprendizagem, pois se trata de um importante instrumento na mediação de um ensino dinâmico, atraente, e estimulantes para a aprendizagem. Meios de interação como estes não podem ser deixados de lado, pois facilita e aproxima os alunos surdos ou ouvintes ao conteúdo. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram em libras mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno ouvinte não sinta essa dificuldade de interagir com o aluno surdo. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistarem seus objetivos de forma dinâmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, JOGO DIDÁTICO, NÚMEROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID3969_23102016225717.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA GERMÂNIA BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA GERMÂNI"
    "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de um jogo didático chamado “Dominós dos Números” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) onde se dá o processo de inserção do aluno surdo nas classes regulares. Utilizamos como pressupostos metodológicos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly, onde é dividido em cinco etapas: (i) Antecipação; (ii) Investimento; (iii) Encontro; (iv) Confirmação ou Desconfirmação; (v) Revisão Construtiva, no corpo do trabalho segue as orientações de cada etapa do CEK. Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor e aluno em sala de aula, contribuindo assim os estudantes surdos e ouvintes, esse recurso é uma proposta didática para dos números inteiros, sendo que esse jogo ajudará o estudante surdos ou ouvinte a associar os números e os sinais em Libras. Dessa forma apresentamos uma proposta inovadora de atrair a atenção do aluno através de jogos lúdicos. A utilização de jogos didáticos é considerada um método altamente eficaz na construção do processo de aprendizagem, pois se trata de um importante instrumento na mediação de um ensino dinâmico, atraente, e estimulantes para a aprendizagem. Meios de interação como estes não podem ser deixados de lado, pois facilita e aproxima os alunos surdos ou ouvintes ao conteúdo. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram em libras mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno ouvinte não sinta essa dificuldade de interagir com o aluno surdo. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistarem seus objetivos de forma dinâmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.