Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CULTURA E ENSINO: DA OBRA DE ARIANO SUASSUNA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAJEDO DE PAI MATEUS NA ROLIÚDE NORDESTINA

Palavra-chaves: CULTURA NORDESTINA, LITERATURA REGIONAL, ENSINO INTERDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22785
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 2042
    "titulo" => "CULTURA E ENSINO: DA OBRA DE ARIANO SUASSUNA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAJEDO DE PAI MATEUS NA ROLIÚDE NORDESTINA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objeto de estudo o caráter interdisciplinar da obra o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Com o objetivo de analisar a influência cultural, retratada nas obras do escritor paraibano, nas produções cinematográficas produzidas na Paraíba, ressaltando a dialética e cumplicidade entre identidade e pluralidade existente na cultura popular do nordeste brasileiro, em destaque para o cotidiano do sertanejo paraibano. Ressaltando a importâncias desses aspectos no processo ensino e aprendizagem. O trabalho trata-se de um relato de experiência referente ao projeto realizado entre os meses de março e agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, da cidade de Fagundes-PB. Tendo como público alvo alunos do ensino médio dessa instituição, sendo desenvolvido, na disciplina de Geografia e Sociologia em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa. Apresentou como etapas metodológicas, um planejamento interdisciplinar das atividades; uma pesquisa bibliográfica teórica-conceitual a respeito da temática e do objeto de estudo, com análise e discussão dos resultados; um estudo de laboratório de campo, em caráter interdisciplinar, realizado na cidade de Cabaceiras e no Sítio Arqueológico Lajedo de Pai Mateus; a montagem e os ensaios de peças teatrais, as quais foram apresentadas na Mostra Pedagógica desenvolvida pela escola.  A escolha de se trabalhar a obra de Ariano Suassuna, sobretudo o Auto da Compadecida, justifica-se pelo fato da mesma, além de ser uma peça teatral de autoria de um autor paraibano, apresenta elementos da Literatura de Cordel com traços do barroco católico brasileiro, trazendo em seu enredo, a inter-relação da cultura popular nordestina e tradição religiosa, revertidas em uma moldura cômica. Já a escolha da realização de uma aula de campo na cidade de Cabaceiras e, em particular, no Sítio Arqueológico Lajedo de Pai Mateus, justifica-se, pois ambos foram e são palcos de diversas produções cinematográficas. Nessa perspectiva, o processo de ensino e aprendizagem ocorreu de forma coletiva e participativa, pois os professores assumiram a posição de orientador, enquanto que os alunos passaram a ser visto como sujeitos no seu próprio processo construtivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CULTURA NORDESTINA, LITERATURA REGIONAL, ENSINO INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2042_13102016171206.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WELLINGTON FARIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington.ibf@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22785
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 2042
    "titulo" => "CULTURA E ENSINO: DA OBRA DE ARIANO SUASSUNA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAJEDO DE PAI MATEUS NA ROLIÚDE NORDESTINA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objeto de estudo o caráter interdisciplinar da obra o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Com o objetivo de analisar a influência cultural, retratada nas obras do escritor paraibano, nas produções cinematográficas produzidas na Paraíba, ressaltando a dialética e cumplicidade entre identidade e pluralidade existente na cultura popular do nordeste brasileiro, em destaque para o cotidiano do sertanejo paraibano. Ressaltando a importâncias desses aspectos no processo ensino e aprendizagem. O trabalho trata-se de um relato de experiência referente ao projeto realizado entre os meses de março e agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, da cidade de Fagundes-PB. Tendo como público alvo alunos do ensino médio dessa instituição, sendo desenvolvido, na disciplina de Geografia e Sociologia em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa. Apresentou como etapas metodológicas, um planejamento interdisciplinar das atividades; uma pesquisa bibliográfica teórica-conceitual a respeito da temática e do objeto de estudo, com análise e discussão dos resultados; um estudo de laboratório de campo, em caráter interdisciplinar, realizado na cidade de Cabaceiras e no Sítio Arqueológico Lajedo de Pai Mateus; a montagem e os ensaios de peças teatrais, as quais foram apresentadas na Mostra Pedagógica desenvolvida pela escola.  A escolha de se trabalhar a obra de Ariano Suassuna, sobretudo o Auto da Compadecida, justifica-se pelo fato da mesma, além de ser uma peça teatral de autoria de um autor paraibano, apresenta elementos da Literatura de Cordel com traços do barroco católico brasileiro, trazendo em seu enredo, a inter-relação da cultura popular nordestina e tradição religiosa, revertidas em uma moldura cômica. Já a escolha da realização de uma aula de campo na cidade de Cabaceiras e, em particular, no Sítio Arqueológico Lajedo de Pai Mateus, justifica-se, pois ambos foram e são palcos de diversas produções cinematográficas. Nessa perspectiva, o processo de ensino e aprendizagem ocorreu de forma coletiva e participativa, pois os professores assumiram a posição de orientador, enquanto que os alunos passaram a ser visto como sujeitos no seu próprio processo construtivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CULTURA NORDESTINA, LITERATURA REGIONAL, ENSINO INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2042_13102016171206.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WELLINGTON FARIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington.ibf@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o caráter interdisciplinar da obra o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Com o objetivo de analisar a influência cultural, retratada nas obras do escritor paraibano, nas produções cinematográficas produzidas na Paraíba, ressaltando a dialética e cumplicidade entre identidade e pluralidade existente na cultura popular do nordeste brasileiro, em destaque para o cotidiano do sertanejo paraibano. Ressaltando a importâncias desses aspectos no processo ensino e aprendizagem. O trabalho trata-se de um relato de experiência referente ao projeto realizado entre os meses de março e agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, da cidade de Fagundes-PB. Tendo como público alvo alunos do ensino médio dessa instituição, sendo desenvolvido, na disciplina de Geografia e Sociologia em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa. Apresentou como etapas metodológicas, um planejamento interdisciplinar das atividades; uma pesquisa bibliográfica teórica-conceitual a respeito da temática e do objeto de estudo, com análise e discussão dos resultados; um estudo de laboratório de campo, em caráter interdisciplinar, realizado na cidade de Cabaceiras e no Sítio Arqueológico Lajedo de Pai Mateus; a montagem e os ensaios de peças teatrais, as quais foram apresentadas na Mostra Pedagógica desenvolvida pela escola. A escolha de se trabalhar a obra de Ariano Suassuna, sobretudo o Auto da Compadecida, justifica-se pelo fato da mesma, além de ser uma peça teatral de autoria de um autor paraibano, apresenta elementos da Literatura de Cordel com traços do barroco católico brasileiro, trazendo em seu enredo, a inter-relação da cultura popular nordestina e tradição religiosa, revertidas em uma moldura cômica. Já a escolha da realização de uma aula de campo na cidade de Cabaceiras e, em particular, no Sítio Arqueológico Lajedo de Pai Mateus, justifica-se, pois ambos foram e são palcos de diversas produções cinematográficas. Nessa perspectiva, o processo de ensino e aprendizagem ocorreu de forma coletiva e participativa, pois os professores assumiram a posição de orientador, enquanto que os alunos passaram a ser visto como sujeitos no seu próprio processo construtivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.