Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

BAIXA VISÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NA “AMPLIAÇÃO” DOS SABERES

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, BAIXA VISÃO, APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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      O objetivo da pesquisa é ampliar as experiências de ensino e aprendizagem, no âmbito escolar, dos educandos com baixa visão, inclusos em sala de aula regular de ensino, buscando refletir e promover o fomento da inclusão escolar e social para a constituição da cidadania. As observações e intervenções foram realizadas em sala de aula regular, em instituição pública e municipal de ensino, do município do Cabo de santo Agostinho – PE. Tendo como foco a  promoção da acessibilidade, a informações e a produção de materiais pedagógicos adaptados para os educandos com baixa visão, por meio da prática de leitura e escrita. Como também, instigar o envolvimento dos profissionais que trabalham em vários seguimentos da unidade escolar (docentes, coordenadores, administrativos, comunidade  escolar ,etc) de forma cooperativa e coletiva. Concluímos que os envolvidos no projeto demonstraram curiosidade e interesse em “conhecer” as especificidades dos sujeitos com baixa visão. E, também, as estratégias pedagógicas diversificadas, desenvolvidas no âmbito escolar, para dar suporte a gestão, o acompanhamento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, contribuindo para a minimização de barreiras atitudinais e a viabilização da inclusão escolar e social, por meio das reflexões acerca da contribuição social que a convivência com as diferenças ocasionam no fomento de uma Educação para Todos.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Resumo O objetivo da pesquisa é ampliar as experiências de ensino e aprendizagem, no âmbito escolar, dos educandos com baixa visão, inclusos em sala de aula regular de ensino, buscando refletir e promover o fomento da inclusão escolar e social para a constituição da cidadania. As observações e intervenções foram realizadas em sala de aula regular, em instituição pública e municipal de ensino, do município do Cabo de santo Agostinho – PE. Tendo como foco a promoção da acessibilidade, a informações e a produção de materiais pedagógicos adaptados para os educandos com baixa visão, por meio da prática de leitura e escrita. Como também, instigar o envolvimento dos profissionais que trabalham em vários seguimentos da unidade escolar (docentes, coordenadores, administrativos, comunidade escolar ,etc) de forma cooperativa e coletiva. Concluímos que os envolvidos no projeto demonstraram curiosidade e interesse em “conhecer” as especificidades dos sujeitos com baixa visão. E, também, as estratégias pedagógicas diversificadas, desenvolvidas no âmbito escolar, para dar suporte a gestão, o acompanhamento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, contribuindo para a minimização de barreiras atitudinais e a viabilização da inclusão escolar e social, por meio das reflexões acerca da contribuição social que a convivência com as diferenças ocasionam no fomento de uma Educação para Todos.

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