Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

APRENDENDO NA REDE: O USO DO FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: REDE SOCIAL, FACEBOOK, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O referido trabalho tem como objeto de estudo a rede social Facebook não apenas como um espaço de entretenimento, mas, como uma possibilidade de um recurso didático-pedagógico capaz de contribuir como novas perspectivas de ensino e aprendizagem. Desenvolve-se a partir da relação entre o ambiente virtual das redes sociais e a relação com as tecnologias digitais em uma prática educacional contemporânea. Apresenta como objetivo principal, analisar sobre a importância do Facebook como um recurso didático-pedagógico, verificando os efeitos de interação e colaboração produzidos pelo uso do mesmo, no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa justifica-se, pois, as redes sociais são espaços cada vez mais presentes na vida dos alunos, contribuindo para uma reconfiguração das relações sociais representando um recurso inovador e colaborativo de aprendizagem. A metodologia foi definida tomando como pressupostos a problematização, os objetivos, a contextualização e o suporte teórico levantado. O trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica teórica-conceitual referente à temática, tecnologia e educação. Portanto, torna-se fundamental que a escola enquanto uma instituição de formação social, faça uso das novas tecnologias de modo que a educação formal possa mesclar-se com as possibilidades que a internet e todo acervo midiático disponibiliza para otimizar os processos de aprendizagem, promover a inclusão digital e desenvolver as competências e habilidades intra e interpessoais em que todos são sujeitos ativos e aprendizes. Sendo a rede social um espaço em que os alunos trocam constantemente informações e se comunicam, é possível pensar esse ambiente como um terreno fértil para a construção de trabalhos colaborativos em que através do confronto das diferentes ideias possa-se construir novos conhecimentos.

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