Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, DEFICIÊNCIA FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22617
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como tema “a participação da família no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física”, cuja pesquisa tem como objetivo analisar como a família tem contribuído no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física na escola. Acredita-se como ponto de partida para tal desenvolvimento na parceria entre família e escola com fins a incluir todos os alunos nas práticas escolares de forma crítica e participativa. A partir de uma abordagem qualitativa e visando atender os objetivos desta pesquisa utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, revisão bibliográfica e de marcos jurídicos, realização de entrevista semi-estruturada com a mãe de um aluno com deficiência física e uma professora do ensino fundamental e observações diretas em uma escola pública municipal. Por fim conclui-se que a problemática da participação da família no desenvolvimento educativo de crianças com deficiência física, exige atuação conjunta, numa perspectiva inclusiva, de pais e escola, tendo em vista os ideais de formação cidadã e socialização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, DEFICIÊNCIA FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1801_31082016131631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINA MARIA BEZERRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINA SANTOS"
    "autor_email" => "karolinamaria2012@bol.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22617
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como tema “a participação da família no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física”, cuja pesquisa tem como objetivo analisar como a família tem contribuído no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física na escola. Acredita-se como ponto de partida para tal desenvolvimento na parceria entre família e escola com fins a incluir todos os alunos nas práticas escolares de forma crítica e participativa. A partir de uma abordagem qualitativa e visando atender os objetivos desta pesquisa utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, revisão bibliográfica e de marcos jurídicos, realização de entrevista semi-estruturada com a mãe de um aluno com deficiência física e uma professora do ensino fundamental e observações diretas em uma escola pública municipal. Por fim conclui-se que a problemática da participação da família no desenvolvimento educativo de crianças com deficiência física, exige atuação conjunta, numa perspectiva inclusiva, de pais e escola, tendo em vista os ideais de formação cidadã e socialização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, DEFICIÊNCIA FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1801_31082016131631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINA MARIA BEZERRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINA SANTOS"
    "autor_email" => "karolinamaria2012@bol.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como tema “a participação da família no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física”, cuja pesquisa tem como objetivo analisar como a família tem contribuído no desenvolvimento educacional de crianças com deficiência física na escola. Acredita-se como ponto de partida para tal desenvolvimento na parceria entre família e escola com fins a incluir todos os alunos nas práticas escolares de forma crítica e participativa. A partir de uma abordagem qualitativa e visando atender os objetivos desta pesquisa utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, revisão bibliográfica e de marcos jurídicos, realização de entrevista semi-estruturada com a mãe de um aluno com deficiência física e uma professora do ensino fundamental e observações diretas em uma escola pública municipal. Por fim conclui-se que a problemática da participação da família no desenvolvimento educativo de crianças com deficiência física, exige atuação conjunta, numa perspectiva inclusiva, de pais e escola, tendo em vista os ideais de formação cidadã e socialização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.