Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES E AVALIAÇÕES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ADEQUAÇÃO CURRICULAR, ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22536
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1966
    "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES E AVALIAÇÕES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO"
    "resumo" => "Na perspectiva da inclusão escolar, que preconiza uma educação básica pública de qualidade para todos os alunos, desde o primeiro semestre de 2015 até a presente data, 7 professores em formação e bolsistas do subprojeto Pibid Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba elaboram planos de aula, atividades e avaliações de forma a contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com deficiência da escola municipal onde atuam no âmbito da disciplina língua inglesa. Para isso, os bolsistas partiram de leituras e discussões propostas dentro das reuniões semanais do projeto. Nesse trabalho, discutiremos a concepção de adequação curricular que adotamos e trazemos exemplos das avaliações e atividades desenvolvidas no subprojeto Letras-inglês para exemplificar alguns dos princípios que orientaram o processo de adequação, entre os quais destacamos: a contextualização da aprendizagem para os alunos, a clareza e objetividade dos enunciados e das instruções, o uso de textos multimodais, a gradação de dificuldade nas tarefas, a variedade de atividades no que tange aos aspectos sensoriais, a valorização dos processos interacionais, a vinculação dos temas e das atividades à vida cotidiana do aluno, a atenção a aspectos culturais. Essa pesquisa se apoia em documentos oficiais e em autores que advogam em favor das adaptações como forma de inclusão dentro do processo educacional como um todo permitindo que o conhecimento esteja acessível a todos os alunos e que contemple-os individualmente de acordo com as necessidades educacionais de cada um."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ADEQUAÇÃO CURRICULAR, ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID1966_05092016232742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL CABRAL PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL PAULINO"
    "autor_email" => "rafacabral21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22536
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1966
    "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES E AVALIAÇÕES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO"
    "resumo" => "Na perspectiva da inclusão escolar, que preconiza uma educação básica pública de qualidade para todos os alunos, desde o primeiro semestre de 2015 até a presente data, 7 professores em formação e bolsistas do subprojeto Pibid Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba elaboram planos de aula, atividades e avaliações de forma a contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com deficiência da escola municipal onde atuam no âmbito da disciplina língua inglesa. Para isso, os bolsistas partiram de leituras e discussões propostas dentro das reuniões semanais do projeto. Nesse trabalho, discutiremos a concepção de adequação curricular que adotamos e trazemos exemplos das avaliações e atividades desenvolvidas no subprojeto Letras-inglês para exemplificar alguns dos princípios que orientaram o processo de adequação, entre os quais destacamos: a contextualização da aprendizagem para os alunos, a clareza e objetividade dos enunciados e das instruções, o uso de textos multimodais, a gradação de dificuldade nas tarefas, a variedade de atividades no que tange aos aspectos sensoriais, a valorização dos processos interacionais, a vinculação dos temas e das atividades à vida cotidiana do aluno, a atenção a aspectos culturais. Essa pesquisa se apoia em documentos oficiais e em autores que advogam em favor das adaptações como forma de inclusão dentro do processo educacional como um todo permitindo que o conhecimento esteja acessível a todos os alunos e que contemple-os individualmente de acordo com as necessidades educacionais de cada um."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ADEQUAÇÃO CURRICULAR, ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID1966_05092016232742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL CABRAL PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL PAULINO"
    "autor_email" => "rafacabral21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Na perspectiva da inclusão escolar, que preconiza uma educação básica pública de qualidade para todos os alunos, desde o primeiro semestre de 2015 até a presente data, 7 professores em formação e bolsistas do subprojeto Pibid Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba elaboram planos de aula, atividades e avaliações de forma a contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com deficiência da escola municipal onde atuam no âmbito da disciplina língua inglesa. Para isso, os bolsistas partiram de leituras e discussões propostas dentro das reuniões semanais do projeto. Nesse trabalho, discutiremos a concepção de adequação curricular que adotamos e trazemos exemplos das avaliações e atividades desenvolvidas no subprojeto Letras-inglês para exemplificar alguns dos princípios que orientaram o processo de adequação, entre os quais destacamos: a contextualização da aprendizagem para os alunos, a clareza e objetividade dos enunciados e das instruções, o uso de textos multimodais, a gradação de dificuldade nas tarefas, a variedade de atividades no que tange aos aspectos sensoriais, a valorização dos processos interacionais, a vinculação dos temas e das atividades à vida cotidiana do aluno, a atenção a aspectos culturais. Essa pesquisa se apoia em documentos oficiais e em autores que advogam em favor das adaptações como forma de inclusão dentro do processo educacional como um todo permitindo que o conhecimento esteja acessível a todos os alunos e que contemple-os individualmente de acordo com as necessidades educacionais de cada um.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.