A sociedade atual vivencia amplo processo de transformação no que diz respeito à intensificação do acesso à comunicação e informação. As tecnologias da informação e comunicação estão provocando mudanças na vida das pessoas e a educação também passa por transformações quanto às relações de ensino. A internet mostra-se importante na comunicação entre jovens e, através dela, surgem possibilidades que auxiliam o desenvolvimento de produções discentes colaborando com o sucesso de processos educacionais. Nesse cenário, WebQuests vem despontando como aliadas nos processos de ensino-aprendizagem, pois procuram mudar a forma descritiva e compartimentalizada de como o ensino de ciências ainda é ministrado. A educação ambiental como tema transversal do ensino de ciências, em especial, busca que alunos tornem-se integrantes e causadores das transformações ambientais. Este trabalho, teve por objetivo utilizar a ferramenta WebQuest como metodologia para trabalhar um problema real e atual relacionado à educação ambiental junto a estudantes do terceiro ano de ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias, localizado no Rio de Janeiro. Através de uma WebQuest, construída pela docente autora do presente trabalho, lançou-se aos discentes o desafio de elaborar projetos de remediação ambiental relativos ao lixão de Gramacho. Como resultado, os alunos se envolveram com a atividade mostrando-se motivados. O protagonismo discente revelou certa dificuldade em encontrar fontes confiáveis na internet, mas a atividade foi considerada positiva com aprendizagem significativa. Ao fim da tarefa os alunos disponibilizaram e compartilharam seus projetos finais na plataforma youtube atuando como agentes difusores de conhecimento na divulgação científica.