Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIAL PARA O USO DA ESCALADA EM ROCHA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXPERIENCIAL NO SERTÃO DA PARAIBA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação pela aventura busca o aprendizado sobre si mesmo e sobre o mundo, utilizando a aprendizagem experiencial em ambientes naturais e dando ênfase aos relacionamentos entre as pessoas e os recursos naturais. Os participantes constroem conhecimentos, aprendem técnicas e adquirem valores por meio da experiência direta. Aulas que se utilizam dessas ferramentas têm sido apontadas como mais eficazes por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas. Com essa perspectiva, nosso trabalho objetiva avaliar o potencial da escalada em rocha como uma ferramenta de educação ambiental experiencial ao ar livre no sertão da Paraiba. Para elencar os inselbergs com potencial para atividades de escalada em rocha e educação ambiental foi realizada uma busca em cartas topográficas e imagens de satélite. Quatro pontos com o potencial desejado foram registrados. Foi observado ausência de moradores no entorno dos afloramentos e nenhuma das localidades apresenta alguma infraestrutura. Entretanto, esta falta pode ser aproveitada e noções de mínimo impacto e gestão de recursos podem ser trabalhados com os grupos. Podemos considerar que a região do município de Patos, PB, comporta uma variedade de locais para a prática da escalada em rocha. Estes locais apresentam um grande e inexplorado potencial, principalmente devido a falta de profissionais qualificados, incentivo ao esporte e falta de informações. Cada uma das localidades analisadas apresentam um problema ambiental ou social específico que podem ser trabalhados e vivenciados por turmas de níveis escolares variados, desde o Ensino Fundamental II até graduandos e pós-graduandos das universidades da região.

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