Buscou-se refletir sobre as práticas educativas exercidas dos professores nas pré-escolas que atendem ao público de 04 a 05 anos, respeitando a proposta pela Emenda Constitucional n.º 59/2009 que propõe a obrigatoriedade da matrícula de crianças de 04 anos nas escolas públicas municipais a partir de 2016. Levantou-se como problemática: De que forma os professores da educação infantil estão desenvolvendo suas práticas com crianças de 04 anos na Rede Municipal de São Luís. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Utilizou-se de leituras de Bazílio e Kramer (2003), Oliveira (2011), Ariés (2012), Kishimoto e Oliveira-Formosinho (2013) e a proposta de Brasil (2009). Contou-se como instrumento de coletas de dados a aplicação de roteiros de observação não participante e de entrevista semiestruturada. Como participantes da pesquisa, contou-se com 06 professoras que atuam em uma escola pública municipal de São Luís que atende a Educação Infantil. Como resultado, percebeu-se que algumas professoras não têm formação adequada para atuar neste nível da educação básica, que algumas não conheciam o conceito de infância e educação infantil tal como sua importância. As professoras demonstraram não ter muitas informações sobre a proposta pela Emenda Constitucional n.º 59/2009 quanto à obrigatoriedade da matrícula de crianças de 04 anos nas escolas públicas municipais a partir de 2016. Observou-se que as práticas educativas desenvolvidas pelas professoras têm sido prejudicadas por conta da falta de materiais, inseguranças nas escolas, falta de comprometimento dos pais com assiduidade e permanência dos filhos na escola e falta de formação e cursos oferecidos pela secretaria de educação.