INTRODUÇÃO: O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos grandes desafios. E é essa tendência pelo envelhecimento da população que apresenta desafios na busca para redescobrir possibilidades de viver uma vida com a máxima qualidade possível, tanto para sociedade, como para o próprio idoso. Uma das principais vitórias foi a criação do Estatuto do Idoso, que garante a classe proteção em diversas áreas, como saúde, violência e abandono, transportes públicos, lazer, cultura e trabalho. INTERVENÇÃO: Alertar os idosos sobre os seus direitos, contidos no estatuto do idoso, para que possam ter um envelhecimento ativo. OBJETIVOS: Promover a compreensão dos idosos acerca dos seus direitos garantidos pelo estatuto do idoso, através de uma palestra. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, para o desenvolvimento de educação em saúde com idosos que frequentam as reuniões do grupo de idosos- valorização da vida do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, da cidade de Geminiano- PI. Trata-se de um trabalho voluntário contando com a colaboração de uma acadêmica do 7º semestre de enfermagem da UFPI - CSHNB. No primeiro momento foi realizada uma palestra de 30 minutos com o título “Conhecer os direitos é preciso para um envelhecimento ativo”, abordando a definição do envelhecimento ativo, os principais pontos do estatuto do idoso e as ações do SUS, contida na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. E em seguida aconteceu uma discussão sobre o que foi visto. RESULTADOS: A realização dessa atividade de educação em saúde ajudou os participantes, a respeito desse tema e favoreceu uma análise por parte dos mesmos a respeito da importância do conhecimento dos seus direitos, para que se possa envelhecer com saúde e cidadania. ANÁLISE CRÍTICA: Pode-se observar o quanto intervenções simples e fáceis modificam a forma de agir dessa população. Os mesmos encontravam-se atentos durante toda a palestra e alguns se mostraram entusiasmados, principalmente durante a discussão, onde foi esclarecido todas às dúvidas, contribuindo satisfatoriamente para o alcance do objetivo proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a educação em saúde alicerçada no Estatuto do Idoso possibilitou o conhecimento e a conscientização dos próprios idosos, para a efetivação dos mecanismos legislativos de proteção. Portanto, o desafio populacional se mostra em tornar o idoso brasileiro como ator social, produtivo e participativo no processo do envelhecimento saudável, e apesar do Estatuto do Idoso contribuir para esse processo e para a garantia e proteção da vida, ainda há muito a ser conquistado. Por isso, é importante a apresentação de trabalhos como este para públicos específicos, para viabilizar a troca de experiências, a educação em saúde e a aprendizagem entre acadêmicos, profissionais e idosos.