O acesso às Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais do mundo contemporâneo. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um indivíduo ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a importância das redes sociais, em especial o WhatsApp, em aulas de Língua Portuguesa, através de oficinas de leitura ministradas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Buscamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, a relevância de diálogos travados acerca de assuntos ligados ao currículo do Componente Curricular Língua Portuguesa pelo leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que as falas veiculadas no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas.