O lugar de vida e suas relações com o cotidiano não será refletida aqui somente por suas conceitualizações tradicionais, mas através de outras instâncias que fazem parte do desenvolvimento do mesmo. Dentre as breves reflexões buscamos compreender os saberes do cotidiano e o ensino da ciência na educação Ribeirinha através de um olhar enquanto um espaço de saberes culturais e tradicionais que fazem parte de uma relação construída coletivamente e que se mantém viva até os dias atuais. Nessas circunstâncias, empregou-se uma metodologia de cunho qualitativo através de revisões bibliográficas nos estudos de Alves (2003), André (1989), Ferraço (2007), Lopes (1999), Garcia (2003), Souza (2013) e Oliveira (2008) para nos embasar nas discussões descritas no artigo. Essas reflexões nos levam aprofundar ainda mais questões ligadas a uma educação Ribeirinha e uma mudança quanto o que vem a ser conhecimento cientifico tal como conhecimentos do cotidiano bem tal quais suas inter-relações e importância para o desenvolvimento de uma educação que busque compreender as necessidades de cada lugar.