Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GENÉTICA NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE VALORES

Palavra-chaves: GENÉTICA, ENSINO, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21144
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 743
    "inscrito_id" => 924
    "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE VALORES"
    "resumo" => "A Genética tem uma grande importância para biologia, entretanto os professores do Ensino Médio têm encontrado uma grande dificuldade no processo de ensino, pois se trata de conteúdos abstratos e de difícil associação cotidiana. Cada aluno tem uma forma individual de aprendizagem e cabe ao professor buscar alternativas distintas que atendam as individualidades de cada um, fazendo com que desenvolvam suas competências e habilidades cognitivas. Dessa forma é importante que se busque introduzir novas metodologias, como uso de jogos didáticos para assim facilitar a aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar a influência do lúdico no ensino de Genética em duas escolas públicas da Rede Estadual do Município de Patos, Paraíba. A amostra utilizada foi de 45 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio que responderam um mesmo questionário antes e depois de cada jogo utilizado para o conteúdo visto em sala, para análise comparativa dos dados. Foram aplicados três jogos sendo eles: O Bingo das Ervilhas (1ª lei de Mendel), Construindo Heredogramas e Desvendando a Genética. Os resultados atentam para um aumento de respostas corretas nos questionários pós-jogo em todos os casos, tendo como pioneiro o jogo de Heredogramas com pouco mais de 14% a mais de acertos, em seguida Desvendando a Genética com um percentual de 13,9% e por último o bingo com 5,5%. O uso de metodologias alternativas, como os jogos didáticos, são formas eficazes para auxiliar a aprendizagem quando os conteúdos são abstratos e exigem que alunos e professores possuam capacidade de abstração e imaginação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "GENÉTICA, ENSINO, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID924_09082016141959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MARIA ALEXANDRE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOARES"
    "autor_email" => "jessicamaryitapetim@hotma"
    "autor_ies" => "UFCG-CSTR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21144
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 743
    "inscrito_id" => 924
    "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE VALORES"
    "resumo" => "A Genética tem uma grande importância para biologia, entretanto os professores do Ensino Médio têm encontrado uma grande dificuldade no processo de ensino, pois se trata de conteúdos abstratos e de difícil associação cotidiana. Cada aluno tem uma forma individual de aprendizagem e cabe ao professor buscar alternativas distintas que atendam as individualidades de cada um, fazendo com que desenvolvam suas competências e habilidades cognitivas. Dessa forma é importante que se busque introduzir novas metodologias, como uso de jogos didáticos para assim facilitar a aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar a influência do lúdico no ensino de Genética em duas escolas públicas da Rede Estadual do Município de Patos, Paraíba. A amostra utilizada foi de 45 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio que responderam um mesmo questionário antes e depois de cada jogo utilizado para o conteúdo visto em sala, para análise comparativa dos dados. Foram aplicados três jogos sendo eles: O Bingo das Ervilhas (1ª lei de Mendel), Construindo Heredogramas e Desvendando a Genética. Os resultados atentam para um aumento de respostas corretas nos questionários pós-jogo em todos os casos, tendo como pioneiro o jogo de Heredogramas com pouco mais de 14% a mais de acertos, em seguida Desvendando a Genética com um percentual de 13,9% e por último o bingo com 5,5%. O uso de metodologias alternativas, como os jogos didáticos, são formas eficazes para auxiliar a aprendizagem quando os conteúdos são abstratos e exigem que alunos e professores possuam capacidade de abstração e imaginação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "GENÉTICA, ENSINO, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID924_09082016141959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MARIA ALEXANDRE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOARES"
    "autor_email" => "jessicamaryitapetim@hotma"
    "autor_ies" => "UFCG-CSTR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Genética tem uma grande importância para biologia, entretanto os professores do Ensino Médio têm encontrado uma grande dificuldade no processo de ensino, pois se trata de conteúdos abstratos e de difícil associação cotidiana. Cada aluno tem uma forma individual de aprendizagem e cabe ao professor buscar alternativas distintas que atendam as individualidades de cada um, fazendo com que desenvolvam suas competências e habilidades cognitivas. Dessa forma é importante que se busque introduzir novas metodologias, como uso de jogos didáticos para assim facilitar a aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar a influência do lúdico no ensino de Genética em duas escolas públicas da Rede Estadual do Município de Patos, Paraíba. A amostra utilizada foi de 45 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio que responderam um mesmo questionário antes e depois de cada jogo utilizado para o conteúdo visto em sala, para análise comparativa dos dados. Foram aplicados três jogos sendo eles: O Bingo das Ervilhas (1ª lei de Mendel), Construindo Heredogramas e Desvendando a Genética. Os resultados atentam para um aumento de respostas corretas nos questionários pós-jogo em todos os casos, tendo como pioneiro o jogo de Heredogramas com pouco mais de 14% a mais de acertos, em seguida Desvendando a Genética com um percentual de 13,9% e por último o bingo com 5,5%. O uso de metodologias alternativas, como os jogos didáticos, são formas eficazes para auxiliar a aprendizagem quando os conteúdos são abstratos e exigem que alunos e professores possuam capacidade de abstração e imaginação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.