SILVA, Edmilson Cardoso Da. Formação docente de professores de ciências sociais na ufcg. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21090>. Acesso em: 23/12/2024 04:40
Estudar a prática docente é adentrar em um mundo de contradições, é desvelar as mais profundas inquietudes daqueles que estão diariamente no ofício. O presente trabalho tem por finalidade analisar as práticas de formação inicial e continuada e sua relevância para um ensino eficaz. Ressaltar a necessidade de uma formação inicial sólida como mecanismo que contribua para o bom desenvolvimento durante toda sua vida profissional, assim como a importância da formação continuada como ferramenta essencial para que o professor possa acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea, principalmente na abordagem de temáticas consideradas controversas, contribuindo de forma positiva para a valorização do seu currículo bem como para sua valorização financeira e profissional. Discutir a relevância da formação do professor em áreas específicas de atuação como Ciências Sociais, mostrando a possibilidade de debater temas transversais nas escolas facilitando a integração de disciplinas expondo a abrangência em trabalhar a interdisciplinaridade, para concluir discutir como a formação continuada pode contribuir para a formação do cidadão autônomo com criticidade, sempre atentando para a inclusão de novas técnicas metodológicas para auxiliar, facilitar e contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos ao inseri-los no campo de estudos unindo as teorias das salas de aula às práticas através de exposição extraclasse. Para a construção desse artigo foi utilizada pesquisa qualitativa como: observação participativa, análise em livros especializados na área, consultas aos PCN’s bem como o relato de experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Sociologia.