Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REALIZAÇÕES DO PIBID NA UNIDADE EDUCACIONAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO, BOM JESUS-PI

Palavra-chaves: Formação De Professores, Práticas Pedagógicas, Monitoria, Formação Inicial, Formação Continuada Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 210
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 800
    "inscrito_id" => 2793
    "titulo" => "REALIZAÇÕES DO PIBID NA UNIDADE EDUCACIONAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO, BOM JESUS-PI"
    "resumo" => "O Governo Federal lançou o PIBID, sob a coordenação da CAPES, com o objetivo de fomentar aos licenciandos a prática docente, bem como a melhoria do ensino nas escolas públicas de ensino básico. Para atingir tais objetivos foi implantado na Unidade Educacional José Lustosa Elvas Filho, município de Bom Jesus-PI, o subprojeto na área de Biologia. As atividades foram desenvolvidas desde julho/2011 a dezembro/2011 e foram executadas a partir de três eixos distintos e complementares: i) atividades extracurriculares; ii) práticas pedagógicas; iii) monitoria. Nesses três eixos de ação foram realizadas as seguintes atividades: i) Atividades Extracurriculares - Curso preparatório para o ENEM e vestibulares; Seminários sobre Drogas; Semana da criança; Programa de Coleta Seletiva; Programa de Educação Sexual; Feira de Ciências; Feira de Profissões; Gincana Cultural; ii) Práticas pedagógicas - confecção e exposição de modelos de Ciências e Biologia; desenvolvimento de atividades práticas de laboratório; elaboração e aplicação de jogos didáticos; iii) Monitoria - nos encontros de monitoria foi possível dirimir dúvidas e ampliar os conteúdos abordados durante as aulas de ciências e biologia. Foi possível verificar também o baixo nível de compreensão de textos e domínio da escrita e da leitura. Ante ao exposto, conclui-se que o subprojeto vem contribuindo: a) melhor conhecimento da realidade das escolas públicas e da carreira docente; b) melhoria da formação dos licenciandos com base nos pressupostos teórico-práticos da carreira docente; c) o aprimoramento das modalidades didáticas e o uso de novas tecnologias e métodos alternativos no ensino de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Formação de professores, Práticas pedagógicas, Monitoria, Formação inicial, Formação continuada"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "b09f556c6c95386ea59c4258b13fd963_2793.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEITON DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "PROF. CLEITON ROCHA"
    "autor_email" => "biofcr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 210
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 800
    "inscrito_id" => 2793
    "titulo" => "REALIZAÇÕES DO PIBID NA UNIDADE EDUCACIONAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO, BOM JESUS-PI"
    "resumo" => "O Governo Federal lançou o PIBID, sob a coordenação da CAPES, com o objetivo de fomentar aos licenciandos a prática docente, bem como a melhoria do ensino nas escolas públicas de ensino básico. Para atingir tais objetivos foi implantado na Unidade Educacional José Lustosa Elvas Filho, município de Bom Jesus-PI, o subprojeto na área de Biologia. As atividades foram desenvolvidas desde julho/2011 a dezembro/2011 e foram executadas a partir de três eixos distintos e complementares: i) atividades extracurriculares; ii) práticas pedagógicas; iii) monitoria. Nesses três eixos de ação foram realizadas as seguintes atividades: i) Atividades Extracurriculares - Curso preparatório para o ENEM e vestibulares; Seminários sobre Drogas; Semana da criança; Programa de Coleta Seletiva; Programa de Educação Sexual; Feira de Ciências; Feira de Profissões; Gincana Cultural; ii) Práticas pedagógicas - confecção e exposição de modelos de Ciências e Biologia; desenvolvimento de atividades práticas de laboratório; elaboração e aplicação de jogos didáticos; iii) Monitoria - nos encontros de monitoria foi possível dirimir dúvidas e ampliar os conteúdos abordados durante as aulas de ciências e biologia. Foi possível verificar também o baixo nível de compreensão de textos e domínio da escrita e da leitura. Ante ao exposto, conclui-se que o subprojeto vem contribuindo: a) melhor conhecimento da realidade das escolas públicas e da carreira docente; b) melhoria da formação dos licenciandos com base nos pressupostos teórico-práticos da carreira docente; c) o aprimoramento das modalidades didáticas e o uso de novas tecnologias e métodos alternativos no ensino de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Formação de professores, Práticas pedagógicas, Monitoria, Formação inicial, Formação continuada"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "b09f556c6c95386ea59c4258b13fd963_2793.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEITON DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "PROF. CLEITON ROCHA"
    "autor_email" => "biofcr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O Governo Federal lançou o PIBID, sob a coordenação da CAPES, com o objetivo de fomentar aos licenciandos a prática docente, bem como a melhoria do ensino nas escolas públicas de ensino básico. Para atingir tais objetivos foi implantado na Unidade Educacional José Lustosa Elvas Filho, município de Bom Jesus-PI, o subprojeto na área de Biologia. As atividades foram desenvolvidas desde julho/2011 a dezembro/2011 e foram executadas a partir de três eixos distintos e complementares: i) atividades extracurriculares; ii) práticas pedagógicas; iii) monitoria. Nesses três eixos de ação foram realizadas as seguintes atividades: i) Atividades Extracurriculares - Curso preparatório para o ENEM e vestibulares; Seminários sobre Drogas; Semana da criança; Programa de Coleta Seletiva; Programa de Educação Sexual; Feira de Ciências; Feira de Profissões; Gincana Cultural; ii) Práticas pedagógicas - confecção e exposição de modelos de Ciências e Biologia; desenvolvimento de atividades práticas de laboratório; elaboração e aplicação de jogos didáticos; iii) Monitoria - nos encontros de monitoria foi possível dirimir dúvidas e ampliar os conteúdos abordados durante as aulas de ciências e biologia. Foi possível verificar também o baixo nível de compreensão de textos e domínio da escrita e da leitura. Ante ao exposto, conclui-se que o subprojeto vem contribuindo: a) melhor conhecimento da realidade das escolas públicas e da carreira docente; b) melhoria da formação dos licenciandos com base nos pressupostos teórico-práticos da carreira docente; c) o aprimoramento das modalidades didáticas e o uso de novas tecnologias e métodos alternativos no ensino de ciências e biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.