Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIMENSÃO PROFISSIONAL DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Palavra-chaves: Ensino De História;, Processo Ensino-aprendizagem;, Motivação; Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 1650
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIMENSÃO PROFISSIONAL DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS."
    "resumo" => "RESUMOEste escrito propõe um debate reflexivo sobre as práticas desenvolvidas no ensino de História nas escolas públicas de Parnaíba, visando perceber como são introduzidas as aulas, de tal forma que amplie o processo ensino-aprendizagem baseando-se também na necessidade e no interesse dos alunos; sendo apresentado por meio deste, a opinião de professores e alunos quanto ao significado da disciplina de História, bem como o modo como são alargados os conhecimentos através dos docentes, e assimilados pelos discentes. Propondo nos compreender quão vasta é a necessidade do uso de técnicas inovadoras que estimulem os alunos a refletirem precisamente a respeito dos fatos que compõem nossa História, assim como levar os alunos a se sentirem capazes de atuar como sujeitos históricos, compreendendo assim o verdadeiro sentido do fazer e ensinar História a partir do estudo teórico e dos relatos obtidos através de visitas às salas de aula, entrevistas semi-estruturada e rodas de conversa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Ensino de história;, Processo ensino-aprendizagem;, Motivação;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "973a5f0ccbc4ee3524ccf035d35b284b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDENICE DO NASCIMENTO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ALDENICE"
    "autor_email" => "aldenicearaujo2010@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 1650
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIMENSÃO PROFISSIONAL DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS."
    "resumo" => "RESUMOEste escrito propõe um debate reflexivo sobre as práticas desenvolvidas no ensino de História nas escolas públicas de Parnaíba, visando perceber como são introduzidas as aulas, de tal forma que amplie o processo ensino-aprendizagem baseando-se também na necessidade e no interesse dos alunos; sendo apresentado por meio deste, a opinião de professores e alunos quanto ao significado da disciplina de História, bem como o modo como são alargados os conhecimentos através dos docentes, e assimilados pelos discentes. Propondo nos compreender quão vasta é a necessidade do uso de técnicas inovadoras que estimulem os alunos a refletirem precisamente a respeito dos fatos que compõem nossa História, assim como levar os alunos a se sentirem capazes de atuar como sujeitos históricos, compreendendo assim o verdadeiro sentido do fazer e ensinar História a partir do estudo teórico e dos relatos obtidos através de visitas às salas de aula, entrevistas semi-estruturada e rodas de conversa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Ensino de história;, Processo ensino-aprendizagem;, Motivação;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "973a5f0ccbc4ee3524ccf035d35b284b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDENICE DO NASCIMENTO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ALDENICE"
    "autor_email" => "aldenicearaujo2010@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOEste escrito propõe um debate reflexivo sobre as práticas desenvolvidas no ensino de História nas escolas públicas de Parnaíba, visando perceber como são introduzidas as aulas, de tal forma que amplie o processo ensino-aprendizagem baseando-se também na necessidade e no interesse dos alunos; sendo apresentado por meio deste, a opinião de professores e alunos quanto ao significado da disciplina de História, bem como o modo como são alargados os conhecimentos através dos docentes, e assimilados pelos discentes. Propondo nos compreender quão vasta é a necessidade do uso de técnicas inovadoras que estimulem os alunos a refletirem precisamente a respeito dos fatos que compõem nossa História, assim como levar os alunos a se sentirem capazes de atuar como sujeitos históricos, compreendendo assim o verdadeiro sentido do fazer e ensinar História a partir do estudo teórico e dos relatos obtidos através de visitas às salas de aula, entrevistas semi-estruturada e rodas de conversa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.