A Educação Física é uma área do conhecimento que historicamente tem passado por diversas modificações, principalmente em seus conteúdos. O esporte foi por décadas o tema central na educação física escolar, influenciando comportamentos, gestos e atitudes. Sua influencia trouxe para o âmbito escolar os sentidos e significados que emanava da sociedade, transformando um espaço de cooperação e descobertas em um ambiente excludente e segregador, sobretudo no que diz respeito as relações de gênero que pode ser entendido como a construção social que uma dada cultura estabelece ou elege em relação a homens e mulheres. O objetivo desse estudo foi analisar a perspectiva do professor sobre a pratica do esporte e as questões de gênero na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Sendo a mostra composta por 3 (três) professores de educação física da rede publica estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros/RN. As analises mostraram que os professores trabalham o esporte como atividade lúdica e recreativa e não como rendimento. As relações entre meninos e meninas é boa com nuances de exclusão e auto exclusão e os professores acreditam que a forma mais eficiente para desenvolverem suas aulas é com turmas mistas. Os professores demonstram-se conhecedores do problema, sabem da importância de mudar, mas encontram dificuldades para se ultrapassar as barreiras impostas pela separação por gênero. É preciso o dialogo e a discussão dentro da sala de aula modificando a educação física edificando pilares de igualdade e justiça.